Streaming

Star Wars 7 | Por onde anda Luke Skywalker?

Há pouco tempo atrás, na mesmíssima galáxia em que estamos vivendo… um trailer parou a internet. Um trailer que, para a surpresa geral das pessoas, não trazia ou fazia qualquer menção à Luke Skywalker – veja no final da página.

Mas a treta já rolava bem antes disso. Bastou que os materiais promocionais de Star Wars 7 começassem a ser revelados pela Disney para todo mundo pirar com as mais diversas teorias e expectativas sobre o sétimo episódio da saga espacial de George Lucas.

Embora muitos mistérios cerquem os personagens novatos como Rey, Finn e Kylo Ren, parece seguro afirmar que ninguém causou tanta comoção quanto Luke Skywalker. Ou melhor, a ausência do nosso estimado cavaleiro Jedi.

Han Solo, Leia e até um Chewie grisalho ganharam espaço em pôsteres, trailers e spots de TV de Star Wars: O Despertar da Força, mas o filho de Darth Vader não está mesmo nos planos de marketing da Disney. Como o próprio diretor J.J. Abrams afirmou, o sumiço de Luke é uma jogada absolutamente intencional, planejada para que a gente só descubra no cinema o que ele andou fazendo. Isso, claro, não nos impede de debater algumas ideias até o dia 17 de dezembro, data de estreia do filme.

Antes de mais nada, vale destacar que, a despeito do que boa parte dos fãs alega, é bem possível que o Luke tenha sim aparecido no segundo trailer oficial. Veja você mesmo, aos 0:45 minutos:

Não é extremamente provável que esse braço biônico apoiado no R2-D2 seja do Luke? Afinal, ele perdeu a mão direita no clímax de O Império Contra Ataca ao lutar contra Darth Vader, e viveu muitas aventuras ao lado do dróide desde seu encontro em Tatooine.

Mas vamos supor que, por algum motivo, esse não seja Luke e ele realmente esteja ausente de todos os trailers de Star Wars 7. Nesse caso, há bastante gente disposta a argumentar que Luke, na verdade, está vestindo a máscara de Kylo Ren, o vilão do novo filme. Até daria para acreditar nisso, exceto pelo fato de sabermos que é Adam Driver quem interpretará o vilão, que já apareceu sem máscara em diversas fotos da produção.

Elas poderiam ser pistas falsas? Sim. O próprio J.J. Abrams escondeu a identidade do personagem de Benedict Cumberbatch (Khan) em Star Trek: Além da Escuridão por um tempão divulgando informações falsas. Mas fica bem difícil acreditar que a Disney, que até já vende bonecos de Kylo Ren por todo mundo — até aqui no Brasil! — fosse correr o risco de enganar seus consumidores mirins. Marketing custa dinheiro e é algo cuidadosamente planejado, então pode descartar essa teoria sem dó.

O que a gente pode concluir, com alguma segurança, é que Luke resolveu se exilar no melhor estilo Yoda. O motivo para essa decisão a gente só vai conhecer nos cinemas mesmo mas, pelas informações que temos até agora, tudo leva a crer que ele não vê seus velhos amigos há alguns anos.

Talvez ele tenha se exilado para evitar que mais pessoas usem o poder da força para o mal. Talvez ele esteja isolado em treinamento (como o velho Ben Kenobi). Talvez ele tenha feito alguma besteira entre os episódios VI e VII e esteja pagando o preço por isso. Talvez ele seja o pai de Kylo Ren e, sentindo a ameaça do garoto, tenha fugido. Vai saber? Há até quem diga que tanto Rey como Kylo são seus filhos gêmeos, ambos aptos a manipular a força.

Como a Disney tirou todo o universo expandido dos livros, quadrinhos e animações (exceto Rebels e as novas histórias da Marvel) do cânone, quase tudo que conhecemos por lá acabou perdendo a validade para teorias. Ainda assim, podemos aproveitar algumas histórias que apontam as tendências de Luke Skywalker a sucumbir aos atrativos do lado sombrio. Há uma certa chance do herói de outrora acabar seguindo os passos de seu pai e se tornar o vilão da nova trilogia.

Mais provável, no entanto, é que após a força ter entrado em equilíbrio com a morte de Darth Vader e Palpatine, Luke tenha se tornado uma nova espécie de Jedi em Star Wars 7. Um usuário da força capaz de usar tanto o lado da luz como a das sombras ao seu favor. Parece algo coerente com as vestes escuras que Luke vestirá no filme, não?

Há tantas teorias sobre o destino de Luke Skywalker como há estrelas no céu, e é bem capaz que nada do que dissemos acima esteja remotamente perto da verdade. Mas quer saber? Teorizar pode ser quase tão divertido quanto ver o filme, então por que não conta pra gente o que você acha que vai rolar com Luke no Episódio VII aqui nos comentários?

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.