Streaming

14 mistérios que precisam ser resolvidos em Star Wars 8

Agora que já vimos (e revimos, e revimos) Star Wars: O Despertar da Força, os anúncios da Disney e da Lucasfilm para o futuro da franquia parecem mais palpáveis e empolgantes do que eram antes do lançamento do filme de J.J. Abrams.

Recapitulando, então: em 16 de Dezembro de 2016 teremos o primeiro spin-off da franquia, intitulado Rogue One: A Star Wars Story, a ser dirigido por Gareth Edwards (Godzilla) e protagonizado por Felicity Jones (A Teoria de Tudo), com uma história passada entre os episódios III e IV da série; no dia 26 de Maio de 2017, Rian Johnson (Looper) assina Star Wars: Episódio 8; em 25 de Maio de 2018 teremos Star Wars Anthology: Han Solo, de Phil Lord e Christopher Miller (Uma Aventura Lego); e em uma data indefinida de 2019 teremos o Episódio 9, dirigido por Colin Trevorrow (Jurassic World).

O que nos deixa mais ansiosos para tudo isso, no entanto, não são nem as datas de estreia ou escolhas dos diretores, mas os mistérios deixados pelo filme de J.J. Abrams. Vem com a gente explorar 14 deles:

Onde é a ilha de exílio de Luke e porque ele foi para lá?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_1

Uma parte significativa de Star Wars: O Despertar da Força se concentra na busca pelo local de exílio de Luke Skywalker, para onde o Jedi desapareceu logo depois de partir em uma jornada “em busca do primeiro templo Jedi de todos os tempos”, segundo o próprio Han Solo. Ainda não sabemos por que Luke nunca retornou, nem onde na galáxia se localiza essa sua impenetrável fortaleza. Esperamos que o Star Wars 8 retome de onde O Despertar da Força nos deixou, e responda essa questão.

Quem são os pais de Rey?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_7

A maioria dos fãs já acredita na teoria de que Rey é filha de Luke Skywalker, mas esse mistério é um pouco mais complicado do que parece, com J.J. Abrams tendo dito que “não é nenhuma coincidência” que tanto ela quanto Finn não tenham sobrenomes em Star Wars: O Despertar da Força. Se Luke é mesmo o pai de Rey, e nós sabemos que ele estava trainando potenciais recrutas Jedi depois dos eventos de O Retorno de Jedi, porque ele não a incluiria no treinamento? Por que condená-la a uma vida de solidão e miséria?

Por que Rey teve visões ao tocar no sabre de luz de Luke?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_3

Em uma cena no bar de Maz Kanata, a misteriosa criatura presenteia Rey com o sabre-de-luz que pertenceu à Luke, uma relíquia que ela havia mantido escondida por tempos. Assim que toca na arma, Rey tem visões poderosas de eventos importantes do passado, do presente e do futuro dos Jedi. Muitos acreditam que essas visões são devido ao fato de que Luke é o pai de Rey, mas então Luke não teria tido essas mesmas visões quando tocou no sabre-de-luz de seu pai?

Quem é Maz Kanata e por que ela está com o sabe de luz de Luke?

mazkanata

A diminuta personagem interpretada, através de captura de performance, por Lupina Nyong’o (12 Anos de Escravidão), diz ter mais de 1.000 anos de idade, e ter sido uma capitã pirata espacial. Mas como essa personagem, da qual não ouvimos nada nas trilogias anteriores, obteve o sabre de luz de Luke? Essa é a mesma arma que caiu no enorme vazio quando Vader cortou o braço de Luke em O Império Contra-Ataca, supostamente para nunca mais ser vista. Será que Luke o reencontrou depois dos eventos de O Retorno de Jedi e o confiou à Kanata? Mesmo que isso seja verdade, qual é a conexão de Kanata com Luke?

Como o Líder Supremo Snoke fundou a Primeira Ordem?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_5

O Líder Supremo Snoke é claramente o Imperador Palpatine da nova trilogia. O visual do personagem foi mantido como um mistério pela equipe do filme, e quando finalmente o vimos, em forma de holograma, não conseguimos desvendar exatamente sua aparência real, seu tamanho, nem sua história. Tudo o que sabemos sobre a Primeira Ordem é que ela nasceu das cinzas do Império, mas não se sabe quando nem como isso aconteceu – muita gente comparou Snoke com o Mágico de Oz, um personagem misterioso por natureza, mas nós esperamos descobrir os motivos e processos que o levaram ao poder.

A herança familiar de Finn realmente guarda algum segredo?

star-wars-finn

Como já dissemos, J.J. Abrams declarou que “não é nenhuma coincidência” que o sobrenome de Finn não seja revelado em Star Wars: O Despertar da Força. Tudo o que sabemos sobre o passado dele é que ele foi criado desde o nascimento pela Primeira Ordem, mas muitos fãs especulam que Finn é na verdade filho de Lando Calrissian (Billy Dee Williams), da trilogia original. Resta saber se a série vai desvendar o mistério incitado por Abrams ou se é apenas uma distração para fazer os fãs teorizarem da forma como só eles sabem fazer.

O que BB-8 diz para Rey no final do filme?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_2

Rey consegue entender a fala robótica de BB-8, seu fiel companheiro androide, mas o espectador não. Logo depois de Leia lhe desejar sorte com a icônica fala “que a Força esteja com você”, Rey ouve algum conselho de BB-8 e parte para encontrar Luke em sua ilha de exílio. O adorável robô não a acompanha na jornada, que ela faz ao lado de Chewbacca e R2-D2, mas como a última fala de Star Wars: O Despertar da Força pertence a ele, o filme nos deixou curioso.

Quem são os Cavaleiros de Ren?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_15

Boatos sobre esse grupo de apoio ao principal vilão da trama circularam antes do lançamento de Star Wars: O Despertar da Força, mas os Cavaleiros de Ren são brevemente mencionados duas vezes durante o filme, e vistos por Rey na série de visões que tem quando toca o sabre-de-luz de Luke. É teorizado de que o grupo pode ser formado por cavaleiros Jedi em treinamento que, junto à Kylo Ren, se revoltaram contra Luke enquanto eram treinados.

Como Kylo Ren vai “completar seu treinamento”?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_9

Após o clímax do filme, o Líder Supremo Snoke ordena que Hux evacue a Starkiller Base e traga Kylo Ren junto consigo, para que ele possa “completar o treinamento” do seu pupilo. Essa é uma fala muito importante, uma vez que talvez possamos ver pela primeira vez, em Star Wars 8, a forma como os aprendizes do Lado Negro da Força são treinados. Nós nunca vimos o Imperador Palpatine treinando Darth Vader, ou mesmo Darth Maul – ainda não se sabe se Snoke faz parte dos Sith, mas de qualquer forma o filme poderá nos mostrar como esse processo acontece.

A Primeira Ordem tem planos para uma segunda Starkiller Base?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_10

Muitos fãs estão ao mesmo tempo adorando e detestando o fato de que Star Wars: O Despertar da Força repete tantas storylines e elementos presentes no filme que começou tudo, Uma Nova Esperança. Será que a história continuará a se repetir, e a Primeira Ordem irá construir uma segunda Starkiller Base após a destruição da primeira em O Despertar da Força, exatamente como fez o Império com sua Estrela da Morte na trilogia original?

Por que R2-D2 não funcionava, e foi Luke que o religou?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_11

Durante quase todo o tempo de Star Wars: O Despertar da Força, o androide favorito de todos os fãs de Star Wars permanece em um estranho “modo de sono”, como se estivesse funcionando em baixa energia. R2-D2 “acorda” bem no momento oportuno, revelando a parte do mapa para a localização de Luke que faltava para completar a parte guardada por BB-8. Nas visões de Rey, vemos Luke colocando a mão sobre R2, provavelmente no momento em que implantou o mapa na memória do androide. Será que Luke usou seus poderes para coloca-lo em “modo de baixa energia” até o momento certo, e assim mantê-lo longe do perigo?

Quão importante é BB-8 no esquema maior das coisas?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_12

Segundo Neil Scanlan, chefe do design e efeitos de criaturas e robôs em Star Wars: O Despertar da Força, BB-8 foi concebido como uma “criança esperta”, capaz de “manipular os outros para conseguir o que quer”, e o androidezinho “não é confiável”. Toda essa elaboração pode ser mera brincadeira, mas a verdade é que não sabemos muito sobre BB-8 antes dele e de Poe Dameron aterrissarem em Jakku – momentos antes da Primeira Ordem atacar o planeta, diga-se de passagem. Será que BB-8 tem um papel maior na trama nos próximos filmes?

Luke e Kylo Ren vão cruzar seus sabres de luz?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_13

Já que nós só vimos alguns segundos de cenas estreladas por Luke em Star Wars: O Despertar da Força, todos os fãs esperam que esse personagem icônico vá ter um papel muito mais importante em Star Wars 8. Visto que o Supremo Líder Snoke vai terminar o treinamento de Ren, e supondo que a chegada de Rey ao exílio de Luke signifique o começo de seu treinamento como Jedi, faz sentido ter Ren e Luke lutando no Episódio 8, e Ren e Rey travando a batalha final no Episódio 9. Mas isso é só especulação, baseada na storyline da trilogia original.

Qual será o título de Star Wars 8?

NE8sgJ7uxDKBbf_1_14

Quando a Disney comprou a Lucasfilm em 2012, tivemos que esperar por volta de dois anos até descobrirmos qual seria o título completo de Star Wars: O Despertar da Força. Com a continuação marcada pra o final de 2017, é possível que ainda falte bastante para descobrirmos o título do Episódio 8, mas estamos ansiosos para a revelação desse mistério tanto quanto estamos ansiosos pelos outros.

Star Wars: O Despertar da Força | 8 problemas que ninguém quer admitir

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.