Séries

Gotham | O que esperar da segunda metade da temporada

A primeira metade da segunda temporada de Gotham foi chamada “Rise of the Villains” (Ascenção dos Vilões), retratando o maléfico Theo Galavan e seu plano de juntar uma galeria de enlouquecidos prisioneiros do Arkham Asylum para formar uma equipe de supervilões, tudo com o objetivo de escalar até o poder como o prefeito da cidade e matar Bruce Wayne, com quem sua família tinha uma conta antiga para acertar.

No mid-season finale, que foi ao ar no dia 30 de Novembro do ano passado, intitulado “Worse than a Crime”, os planos de Galavan foram frustrados por Gordon e Pinguim, curiosamente trabalhando juntos enquanto o nosso futuro comissário de Gotham cruza mais e mais linhas entre a lei e o crime, e coloca uma bala na cabeça de Galavan.

Uma coisa que os últimos minutos de “Worse Than a Crime” nos confirmaram, no entanto, é que Galavan pode ainda não estar tão morto quanto achamos. No mundo meio exagerado de Gotham, a ressureição não é só possível como é subsidiada por uma divisão da Wayne Enterprises, chamada Indian Hill e comandada pelo Professor Hugo Strange – conheça o novo vilão aqui. Já havíamos visto anteriormente que a falecida Bridgit Pike, conhecida como Firefly, havia sido levada para um laboratório misterioso após sua morte, e em “Worse Than a Crime” o mesmo aconteceu com Galavan, que chegou lá com o guard-achuva de Pinguim enfiado na garganta.

A segunda metade da temporada estreia na próxima segunda-feira, dia 29, sob o título “Wrath of the Villains” (Ira dos Vilões). Se os primeiros 11 episódios nos mostraram as perdas e traumas que transformaram Oswald Cobblepot e Edward Nygma em algo mais próximo do Pinguim e do Charada que conhecemos, além de nos apresentar o lunático Jerome, que pode ser a inspiração para a loucura do homem que se tornará Coringa, em Wrath of the Villains é possível que vejamos as consequências desses momentos formativos atingirem Gotham City em cheio. Com Gordon em uma situação complicada na polícia, antagonizado pelo capitão Barnes (Michael Chiklis), será que nosso herói estará por perto para ajudar a botar ordem no caos?

hugostrange

O que deixa os fãs mais animados, no entanto, é a introdução de dois novos membros para essa galeria de vilões. O primeiro e Dr. Hugo Strange, chefe da tal subdivisão misteriosa das empresas Wayne. Strange é um velho conhecido dos fãs dos quadrinhos, tendo aparecido pela primeira vez nas histórias do Batman antes mesmo do Coringa ou da Mulher-Gato – na versão original, o cientista era o líder de uma gangue de criminosos e ladrões que usavam de suas invenções geniosas para praticar seus atos impunemente. Em um arco de história dos anos 90, Strange se torna o primeiro vilão a deduzir a identidade de Batman como Bruce Wayne, provando-se um antagonista mentalmente poderoso.

Na série, o personagem será interpretado por BD Wong, conhecido como o Dr. Henry Wu em Jurassic Park (e Jurassic World), e como o Dr. George Huang em Law & Order: SVU. Recentemente, Wong fez também uma participação em Mr. Robot, como o hacker Whiterose.

O segundo personagem, é claro, é aquele que batiza o episódio de retorno da série, “Mr. Freeze” (Senhor Frio). Um dos mais reconhecíveis e populares vilões da galeria do Batman, o Mr. Freeze é originalmente um cientista chamado Victor Fries, cuja fascinação com criogenia sai pela culatra quando, ao tentar desenhar uma arma de congelamento para as empresas Wayne, ele sofre um acidente que, além de matar a esposa (que já sofria de câncer terminal), o faz ficar preso perpetuamente em um traje criogênico. Pequenas variações nessa história de origem foram feitas ao longo dos anos, incluindo versões em que a esposa de Fries estaria perpetuamente congelada ao invés de morta.

senhorfrio

Até os neófitos dos quadrinhos devem reconhecer o personagem, mesmo que não por uma referência muito boa: em Batman & Robin, Mr. Freeze foi interpretado por Arnold Schwarzenegger, em uma versão tão brega e ridícula quanto tudo no filme, que hoje pode ser visto como divertidamente ruim, mas na época quase enterrou a franquia cinematográfica do Homem-Morcego. A versão de Gotham provavelmente vai vir com algumas modificações também: pelas poucas imagens que vimos, o Mr. Freeze não usa um traje criogênico completo, por exemplo, e seu intérprete é o franzino Nathan Darrow, o talentoso ator conhecido como o Meechum de House of Cards.

É claro que muitas perguntas ainda persistem sobre o retorno de Gotham: porque o Pinguim aparece preso em uma das cenas do promo? O que Lucious Fox encontrou no HD recuperado da Bat-Caverna do pai de Bruce? Quais são os planos de Strange, como eles se conectam ao de Freeze, e à evolução dos outros vilões da série? O que será de Tabitha e Silver agora que fugiram das garras da Galavan? Para essas e muitas outras dúvidas, só esperando até o dia 29 para ver o episódio.

Veja dois promos do retorno da série:

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.