Séries

Gotham termina com gancho chocante para a próxima temporada

ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!

O episódio final do segundo ano de Gotham terminou com uma introdução chocante: um “irmão gêmeo” de Bruce Wayne, interpretado pelo mesmo David Mazouz que faz o jovem Bruce desde a primeira temporada. Os fãs estão especulando que, na verdade, se trata de uma versão “alternativa” do personagem, de alguma das outras Terras, mais especificamente Bruce Wayne Jr, o Homem Coruja da Terra-3 – isso significa que Gotham vai começar a explorar o multiverso? Só na próxima temporada saberemos.

Antes da revelação, no entanto, muita coisa aconteceu nesse episódio final da segunda temporada. O confronto entre Ed Nygma e a dupla Bruce Wayne/Lucious Fox acabou sendo uma bela prévia da persona vilanesca do futuro Charada, com Nygma fazendo perguntas à Bruce e ameaçando matá-lo se ele não respondesse corretamente. Nygma parece saber sobre o Conselho das Corujas, porque faz perguntas como “quem comanda Indian Hill?” e “quem comanda a Wayne Enterprises?”.

Quando o menino e o executivo não conseguem responder à pergunta, a sala em que estão trancados se enche de gás venenoso, mas tudo o que o gás faz e deixá-los desacordados – eles voltam a si na mesma sala em que Jim Gordon está após ser interrogado por Hugo Strange, usando o soro da verdade no policial. Strange quer saber se Gordon sabe que as Corujas comandam Gotham, mas o policial acaba confessando todos os seus crimes e culpas para o doutor, e mais tarde para Bruce.

A Corte das Corujas vota sobre o assunto e decide que Bruce, Gordon e Lucious devem ser mortos, e que nenhuma das criações de Strange devem ver a luz do dia novamente. O doutor, é claro, não está nem um pouco feliz com a perspectiva, e começa a evacuar os seus experimentos enquanto arma uma bomba para explodir Arkham e apagar evidências.

Enquanto isso, na GCPD…

Enquanto isso, porque essa é Gotham, Cara-de-Barro está enganando todo mundo como o falso Jim Gordon. Harvey tem suas suspeitas, e Alfred não acredita que Gordon deixaria Bruce e Lucious para morrer, mas quem realmente desmascara o vilão é Barbara, que chega e, com um tapa bem colocado, desloca todo o rosto maleável do Cara-de-Barro. A polícia resolve voltar para Arkham resgatar Gordon e companhia.

Enquanto Strange tira seus pacientes de Indian Hill, no entanto, Fish causa problemas. Ela consegue tocar em Peabody e fazê-la ajudá-la a fugir, junto a dois guardas – até que Strange os encontra e, logo antes de finalmente armar a bomba (30 minutos), tranca todos na área das celas, sozinhos. Logo em seguida, o Professor corre em direção ao Senhor Gelo e o ordena matar todos os que ainda estão dentro de Arkham – mas Vagalume não quer saber disso, e uma batalha épica de Gelo vs Fogo começa (boa, Gotham!), atingindo Strange.

Na confusão, Selina escapa e encontra o local onde Jim, Bruce e Lucious estão presos. Ela os liberta e diz para Jim que Nygma sabe como chegar no andar de baixo, onde eles poderão tentar desarmar a bomba. Jim diz para os outros fugirem e vai com Lucious pegar Nygma, o obrigando a mostrar o caminho para Indian Hill. Quando Nygma abre a porta do elevador, as trancas das celas também se abrem, e Fish escapa, embarcando no ônibus junto a todos os outros monstros de Strange e saindo de Arkham.

Com uma ajuda estranha de Peabody, Jim consegue desarmar a bomba usando água (nem tão boa, Gotham). Os policiais chegam e prendem Strange, e Jim conta a todos sobre o ônibus cheio de experimentos. Um carro da policia começa a seguir o ônibus, sendo dirigido por Fish – mas é Pinguim e Butch que acabam a parando, explodindo o ônibus, achando que Strange estava a bordo. Pinguim finalmente encontra Fish, que o toca e o coloca para dormir.

Em Arkham, Jim e Harvey discutem, mas Jim resolve ir atrás de Lee ao invés de ficar, deixando Harvey como o capitão da polícia. No ônibus, Butch e companhia saem correndo enquanto uma mulher sem-teto ajuda os sobreviventes a saírem do veículo destruído. Uma legião indistinta de monstros saem de lá, nunca mostrados em detalhes – o último sendo o tal “gêmeo” de Bruce, e ele agradece pela ajuda.

gotham butch

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.