Streaming

Como o MCU vai sobreviver sem o Capitão América após Vingadores 4

O Capitão América vai morrer.

Isso é algo que os fãs da Marvel Studios já precisam ter em mente quando entrarem na sessão de Vingadores 4. Até mesmo o ator Mark Ruffalo parece ter vazado o título durante uma entrevista no Jimmy Fallon, onde havia dito que o filme se chama O Último Vingador – em clara alusão a O Primeiro Vingador, filme de origem do herói de Chris Evans.

Evans, inclusive, anunciou mais de uma vez, e publicamente, que Vingadores 4 seria sua última aparição como o Sentinela da Liberdade nos cinemas, para o desespero e luto dos fãs.

Mas, mesmo que Steve Rogers esteja morto, o Universo Cinematográfico da Marvel pode muito sobreviver. Na realidade, a cada ano que passa temos cada vez mais adições ao vasto leque de personagens do estúdio, diversas possibilidades para substitui-lo, ou ao menos manter o que seu símbolo representa.

A opção mais óbvia e que rapidamente vem à mente é Bucky Barnes, o Soldado Invernal. Já aconteceu nos quadrinhos e tivemos diversos foreshadowings para isso no cinema, mas o personagem de Sebastian Stan tem tudo para substituir Steve como o novo Capitão América dos cinemas. Seria o arco de redenção perfeito para seu personagem, que serviu quase como uma “versão negativa” de Rogers, transformando-se em um super-soldado modificado ao ser capturado pela HYDRA durante a 2ª Guerra Mundial, enquanto Rogers passou pelo programa americano da então novata SHIELD.

O que corrobora essa hipótese é o fato de que Sebastian Stan tem um contrato para 9 filmes na Marvel Studios, já tendo aparecido em 6 deles: O Primeiro Vingador, O Soldado Invernal, Guerra Civil, Guerra Infinita e sua participação em Pantera Negra e no vindouro Vingadores 4. Ainda restam três filmes nesse contrato, que podem muito bem ser suas aventuras solo como o novo Capitão América.

Caso Barnes não assuma o escudo ele mesmo, a Marvel tem até mesmo outro bom candidato para assumir a tarefa: Sam Wilson, o Falcão. Vivido por Anthony Mackie desde O Soldado Invernal, o personagem já assumiu o manto do Capitão América dos quadrinhos, e uma investida do herói nos cinemas pode funcionar, mesmo que não tenha tido tanto foreshadowing ou preparação de terreno quanto Barnes – sem contar que, novamente, seria um belo encerramento de seu arco dramático de redenção.

Capitã Marvel | 25 detalhes e referências que você não percebeu no primeiro trailer

Se fossemos substituir um capitão por outro, ou melhor, outra, Carol Danvers tem tudo para roubar todo o MCU para ela mesma. Após um trailer bem sucedido, a expectativa é alta para Capitã Marvel, que marca o primeiro filme do estúdio dedicado a uma super-heroína, e ela tem até mesmo nome do estúdio em sua apresentação – nada mais apropriado.

Uma atriz do porte de Brie Larson definitivamente é capaz de liderar uma franquia de múltiplos filmes, e o próprio mandachuva Kevin Feige já declarou que Danvers será a nova face do MCU durante sua nova fase nos cinemas, já antecipando que uma nova capitã vem por aí.

Não só Danvers, mas todos os heróis mais “B” da editora estão caindo nas graças do público. O Pantera Negra de Chadwick Boseman teve uma aceitação de público anormal, e o Rei de Wakanda poderia muito bem ter a moral de comandar uma equipe como os Vingadores. De forma similar, o Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch vem ganhando cada vez mais presença no MCU, com suas ações e postura em Guerra Infinita demonstrando as habilidades ideais de um bom líder – incluindo peitar o Tony Stark de Robert Downey Jr. e mandar bem nos combates, que aqui têm o luxo de ter magia ao seu lado.

Essas são todas as opções válidas dentro do MCU, mas não podemos nos esquecer que esse universo está prestes a ficar ainda maior: com a compra da Fox pela Disney oficializada, logo teremos a entrada do universo dos X-Men e Quarteto Fantástico no MCU, e temos aí um leque infinito de possíveis novos núcleos de liderança.

Obviamente, os X-Men têm o Professor Charles Xavier, cuja moral atua numa bússola similar à do Capitão, além de também trazer uma versão digna de Reed Richards, o Sr. Fantástico. Inclusive, na ausência do Capitão América, temos a deixa ideal para que Stark funde os Illuminati, grupo nos quadrinhos formado por ele, Xavier, Doutor Estranho, Pantera Negra, Fera, Raio Negro e Namor – que ainda precisa ser apresentado, mas que deve chegar após a recepção de Aquaman.

Mesmo que o Capitão América de Steve Rogers se vá, o Universo Marvel permanecerá firme e forte. Existem diversas formas de continuar o manto do líder dos Vingadores, e a mais apropriada fica justamente na redenção do arco de Bucky Barnes: uma bela rima cinematográfica e uma homenagem de fidelidade aos leitores dos quadrinhos.

Vingadores 4 | Rumor afirma que filme começa cinco anos depois de Guerra Infinita

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.