CONTÉM SPOILERS!

No final de Homem-Aranha no Aranhaverso, Miles Morales descobre que seu tio é o Gatuno, derrota o Rei do Crime e todos os heróis retornaram aos seus respectivos mundos… mas as coisas não são tão simples assim.

Homem-Aranha no Aranhaverso | Artista imagina Hailee Steinfeld como a versão live-action de Gwen Stacy

>> CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aqui explicamos mais sobre os segredos do encerramento da animação.

O que acontece com todas as versões do Homem-Aranha?

Apesar do fato de algumas versões do Homem-Aranha receberem pouco tempo de tela, todas elas são alteradas pelas experiências no mundo de Miles, e uma montagem mostra que eles estão voltando a se adaptar às suas realidades.

Peni Parker ficou horrorizada quando o Escorpião destruiu sua armadura robótica durante a batalha do terceiro ato, mas felizmente a aranha orgânica sobreviveu ao ataque. Assim, quando o filme revisita o mundo de Peni, nós a vemos trabalhando duro em outra embarcação mecânica para eles usarem.

O Homem-Aranha Noir também é visto em sua dimensão. Vindo de uma realidade monocromática, Noir fica em transe quando se depara com um cubo de Rubik e fica confuso com suas cores e seu propósito geral. Ao sair do universo de Miles, Noir finalmente compreende como funciona. No final do filme, Noir pode ser visto comemorando por ter resolvido o cubo durante a Feira Mundial.

Gwen é vista sorrindo carinhosamente em uma foto dela com Miles. Mais cedo no filme, Gwen admitiu que evitava amigos e familiares por causa de sua carreira de super-heroína. Essa cena claramente significa que, graças ao vínculo que desenvolveu com Miles, está deixando seu estilo de vida isolado para trás. Isto combina com o que aconteceu nos quadrinhos, onde Gwen e Miles namoram.

Finalmente, o adulto Peter Parker consegue seu final feliz. Esta versão do Homem-Aranha se tornou um herói desanimado; sua carreira e suas finanças fracassaram, Peter se divorciou de Mary Jane quando ela desejou filhos e, posteriormente, ficou depressivo. Inspirado pelo crescimento e determinação de Miles, Peter é mostrado com um buquê de flores na mão, reconectando-se com sua ex-esposa e aparentemente pronto para se comprometer com a paternidade.

Miles se torna o novo Homem-Aranha

Com a morte do Peter Parker do universo de Miles Morales, Nova York ficou sem o Homem-Aranha por algum tempo, mas isto muda no final da animação.

Com seu novo traje e com os ensinamentos dados pelo Peter da outra dimensão, Miles finalmente abraça seu destino e se torna o Homem-Aranha que sua cidade precisa e merece.

É claro que ele ainda tem muito para aprender, mas está otimista que possa ajudar de alguma forma após ter derrotado o terrível Rei do Crime e seus parceiros.

O Aranhaverso pode não ter voltado ao normal

Homem-Aranha no Aranhaverso termina com o colisor do Rei do Crime destruído e cada Homem-Aranha de volta em sua realidade, mas há evidências que sugerem que tudo não é como deveria ser no multiverso. Nos momentos finais do filme, o público assiste Miles enquanto está deitado na cama ouvindo música. Enquanto ele relaxa, a energia interdimensional aparece lentamente acima dele, e a voz de Gwen pode ser ouvida chamando-o. Miles então fica sorridente e o filme acaba.

Dado que as paredes entre as dimensões deveriam ter sido fechadas quando o acelerador de partículas explodiu, é certamente estranho ver uma abertura aleatória se abrindo assim. Claramente, Gwen pode ter sido a causa da ruptura, tendo encontrado uma maneira de se comunicar com Miles; nos quadrinhos, eles frequentemente abrem portais entre suas realidades para conversar e ver um ao outro quando começam a namorar. Mas se Gwen não causou isso, a raiz dessa violação dimensional permanece um mistério. É aqui que entra a cena de pós-créditos.

O Homem-Aranha 2099 revela que há um problema maior com o Aranhaverso

A cena pós-créditos com o Homem-Aranha 2099 fornece algumas pistas sobre por que o multiverso se fragmentou novamente. Está implícito que Miguel tem vigiado pelo multiverso há algum tempo, ciente de uma ameaça iminente; quando ele encontra o desenho animado do Homem-Aranha, Miguel pede que ele que ele o acompanhe – até eles começarem a discutir, é claro.

Miles e seus amigos só tiveram sucesso no final de Homem-Aranha no Aranhaverso porque trabalharam juntos. Assim, o Homem-Aranha 2099 pode estar enfrentando um problema de tal magnitude que ele também precisa de ajuda.

Homem-Aranha no Aranhaverso | Personagens do filme recriam cena icônica de Vingadores em arte de fã

Em Homem-Aranha no Aranhaverso, o jovem Miles Morales se vê com problemas na escola e passa por uma nova fase com a puberdade, ao mesmo tempo em que aprende a utilizar os seus novos poderes de Homem-Aranha.

Para lidar com tudo isso, o garoto ganha novos amigos, que são simplesmente os heróis de outros universos, como Peter Parker (Jake Johnson), o Porco-Aranha (John Mullaney), O Homem-Aranha Noir (Nicolas Cage), a Spider-Gwen (Hailee Steinfeld) e a Peni Parker (Kimiko Glenn).

O roteiro de Homem-Aranha no Aranhaverso foi escrito por Phil Lord e Chris Miller, dupla responsável pela comédia Anjos da Lei e a animação Uma Aventura LEGO.

Homem-Aranha no Aranhaverso está em exibição nos cinemas.