Streaming

Oscar 2019 | Saiba como são escolhidos os indicados e o vencedor de Melhor Filme

Em breve, o Oscar anunciará o Melhor Filme do ano, mas como o prêmio é votado? Como, afinal, é escolhido?

Considerada a maior honra da Academia, a categoria de Melhor Filme passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos, o que pode deixar alguns cinéfilos confusos sobre como o vencedor é decidido.

Oscar 2019 | Confira nossas apostas e previsões para os indicados

Felizmente, o processo não é tão complexo quanto parece. Enquanto os entusiastas de cinema fazem seus preparativos finais para o Oscar, explicamos como os membros votam no maior prêmio da cerimônia.

Como os indicados são selecionados

Resultado de imagem para la la land

Entre 1945 e 2008, a Academia indicou cinco filmes por ano para Melhor Filme, mas devido às críticas sobre a esnobação de Batman: Cavaleiro das Trevas, a organização abriu o campo para incluir dez candidatos, o que aconteceu em 2009. Em 2011, eles misturaram as coisas novamente, implementando uma escala móvel. De acordo com as regras atuais, entre 5 e 10 filmes podem ser indicados para Melhor Filme.

A Academia alegou que isso foi feito para preservar a integridade da categoria, argumentando que somente filmes realmente merecedores devem ser indicados. Assim, a Academia já teve entre 8 e 9 indicados, mas jamais um total de 10. Quando a votação do Oscar for aberta, todos os membros da Academia (cerca de 8 mil pessoas) podem enviar suas escolhas para Melhor Filme.

Os eleitores são convidados a nomear suas cinco indicações em ordem de preferência, com seus favoritos indo para o primeiro lugar. Depois que a votação é fechada e os resultados preliminares são tabulados, um filme precisa garantir 5% dos votos de primeiro lugar para ganhar uma indicação a Melhor Filme. A Academia também usa um sistema único transferível durante o processo, eliminando filmes que não receberam votos suficientes para seguir em frente e transferindo essas cédulas para filmes ainda em circulação. Isso continua por tantas rodadas necessárias até que tudo seja definido.

Como o vencedor é selecionado

Resultado de imagem para the shape of water

Uma vez que os indicados são escolhidos, é hora de escolher o vencedor. Diremos que nove filmes estão em disputa. A categoria de Melhor Filme é votada no que é chamado de voto preferencial, o que significa que os membros da Academia classificam os indicados de favoritos para menos favoritos.

Quando as cédulas são enviadas, cada filme ganha sua própria pilha à medida que os votos são contados. Se um filme recebe mais de 50% dos votos, então é coroado o vencedor do Oscar de Melhor Filme. No caso de um filme não ter mais de 50% dos votos após a primeira rodada de contagem, as coisas ficam interessantes. O filme que terminou em nono lugar é matematicamente eliminado e essas cédulas são redistribuídas para os demais títulos. Para onde essas cédulas vão, é baseado na seleção do segundo colocado.

Isso exige que os membros da Academia pensem bastante em seus rankings de poder. Eles não podem simplesmente votar em seu favorito e esquecer o restante; suas segundas (e possivelmente terceiras) seleções podem influenciar quem ganha como Melhor Filme. O método de votação preferencial pode favorecer filmes que são apreciados por todos por algo que é um pouco mais artístico, mas polarizador. Este processo é repetido até que um vencedor seja determinado.

Após desistência de Kevin Hart, Oscar 2019 não terá apresentador

A festa do Oscar 2019 acontecerá em 24 de fevereiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.