O final da primeira temporada de Dilema, da Netflix, levanta questões sobre o destino e o livre arbítrio. No começo, o drama neo-noir se apresenta como uma homenagem aos suspenses eróticos dos anos 90, mas no final se transforma em um comentário sobre as grandes empresas e a ética dos relacionamentos.

Ambientada em São Francisco, a história de Dilema demonstra que pessoas aparentemente bem-intencionadas têm diferentes interpretações de como uma bússola moral deve funcionar, especialmente depois que ela é quebrada e reconstruída.

A primeira temporada segue a relação pessoal e profissional entre a capitalista de risco Anne Montgomery (Renée Zellweger) e a empreendedora de biotecnologia Lisa Ruiz-Donovan (Jane Levy). Logo no início, o grande incidente de Dilema ocorre quando Anne implica que vai financiar a companhia de Lisa em troca de uma noite com seu marido Sean (Blake Jenner), um momento que faz referência ao suspense erótico de 1993, Proposta Indecente.


Dilema pressiona o telespectador com seus temas psicossexuais, enquanto explora o conflito romântico entre o irmão advogado de Lisa, Marcos (Juan Castano), e seu namorado Lionel (John Clarence Stewart). No geral, as subtramas da primeira temporada complementam o enredo de Lisa e Anne, à medida que as personagens aprendem a não apenas aceitar suas decisões de vida, mas também tentar obter algum avanço pessoal para o futuro.

A primeira temporada de Dilema marca o início de uma série antológica, então o conflito de personagens principais é resolvido até o final. Aqui, detalhamos a dinâmica entre as protagonistas e o que significa no final das contas.

Negócios acima de tudo

Resultado de imagem para What/If netflix

Lisa cresceu acreditando que seus pais foram mortos em um incêndio. Na vida adulta, ela usa o dinheiro da herança para criar sua companhia com sua amiga Cassidy Barrett (Daniella Pineda).

É neste ponto que a primeira temporada começa. Apesar de mostrar um enorme potencial como empresária, Lisa parece ingênua e precisa de mais dinheiro.

No início, Anne reconhece a “habilidade inata” de Lisa e passa a fazer a “proposta indecente” mencionada anteriormente. Para a premissa do suspense erótico, essa dinâmica cria uma quantidade palpável de drama e informa o público sobre as motivações da personagem.

No meio da temporada, Lisa consegue superar suas inseguranças sobre o relacionamento do marido com Anne. Aliás, ela forma um vínculo genuíno com seu mentor de negócios, que estabelece os eventos climáticos da série.

No oitavo episódio, Anne e Lisa parecem estar em terreno sólido e conseguem se entender melhor como mulheres. Mas é revelado que Anne está tramando um movimento estratégico de negócios, que não está necessariamente entusiasmada em fazer.

Anne aceitará ofertas da “Big Pharma” pela companhia de Lisa e tentará obter controle total sobre ela (por várias razões motivadas financeiramente). Como resultado, Lisa perderá seu “bebê”.

Por trás do dinheiro

Resultado de imagem para What/If netflix

O penúltimo episódio destaca as verdadeiras motivações de Anne, com ela revelando ser a mãe biológica de Lisa. Ela detalha sua história e como um evento traumático levou a uma gravidez não planejada, resultando em Anne dando sua recém-nascida para outro por dinheiro.

A proposta original de negócio de Anne não era simplesmente sobre poder e sexo, era fundamentalmente sobre Lisa realizar seu potencial como filha de Anne. Não é de surpreender que Lisa não compreenda bem as motivações pessoais de Anne, nem acredite plenamente que Anne seja sua verdadeira mãe, mas ela entende sua estratégia de negócios.

No final da primeira temporada, Lisa fica um passo à frente usando informações pessoais como alavancagem de negócios. Ela agora entende que seus conceitos não podem ser patenteados e decide vazar sua “técnica de propriedade”, desviando o acordo de bilhões de dólares de Anne com a Big Pharma.

A temporada de Dilema termina com Lisa dando à Anne um gosto de seu próprio remédio. Ela joga sujo e usa informações privilegiadas para obter uma vitória moral.

Anne passa a receber ataques nas mídias sociais, e mais tarde publica um clipe de áudio suicida no Twitter ao queimar sua antiga casa (o que prova ser outro movimento estratégico). Na cena final, Lisa discute sua organização sem fins lucrativos na televisão, bem como seu relacionamento com a aparentemente falecida Anne.

Não é uma questão de aprender, observa Lisa, mas de como entender seu mentor. A última imagem de Dilema mostra Anne relaxando na praia, olhando diretamente para o rosto de sua filha na televisão: há um senso de compreensão mútua – embora distorcido.

A primeira temporada de Dilema está disponível na Netfix.