Streaming

Capitão América é mais velho do que você imagina; fizemos as contas

Steve Rogers é um personagem cuja idade é bem curiosa quando pensamos na cronologia do Universo Marvel. Em sua vida, o Capitão América passou por um congelamento e uma viagem no tempo, dois fatores que fazem com que ele não tenha um envelhecimento igual a um ser humano comum.

O Digital Spy escreveu um artigo que discute – e desvenda – a idade do Capitão América nos filmes da Marvel.

Em Ultimato, Steve Rogers é bem mais velho do que você pensa

De acordo com os cálculos feitos pelo Digital Spy, Steve Rogers tem 109 anos ao final de Vingadores: Ultimato. Se considerarmos os 66 anos em que o Capitão América ficou congelado, esse número sobe para assustadores 175 anos, mas vamos ignorar esse aspecto por aqui. Mas como esse resultado foi obtido?

Steve Rogers nasceu em 1918 e em 1941, aos 23 anos, ele recebeu o Soro do Super Soldado. Capitão América: O Primeiro Vingador retrata vários anos da vida de Rogers, terminando em 1945 – onde ele é congelado aos 27 anos.

Depois de 66 anos, o Capitão América é acordado no ano de 2011, o que tecnicamente deixaria ele com 93 anos em Os Vingadores (se considerassemos o tempo em que ele ficou no gelo, o que não é o caso).

Em Vingadores: Guerra Infinita – que se passa em 2018 – o Capitão América tem 34 anos. Depois do salto de cinco anos no tempo em Vingadores: Ultimato, Rogers passa a ter 39 anos e é aí que tudo se complica mais ainda.

Depois da viagem no tempo

Ao final de Vingadores: Ultimato, Rogers decide voltar ao passado para ficar com Peggy Carter. Pelos cálculos, o ano mais antigo em que ele poderia aparecer seria 1947, mas o mais provável é que ele tenha ido para 1953, ano em que Peggy está casada (de acordo com o cânone da Marvel).

Por fim, calculando os anos entre a ida de Steve ao passado e seu retorno ao presente para dar o escudo do Capitão América para Sam Wilson, chegamos a conclusão de que 70 anos se passaram, o que faz com que ele tenha 109 anos de idade (175, se considerarmos o congelamento).

A coisa mais curiosa nessa história é o fato de que o Capitão América provavelmente seria capaz de viver mais uns cem anos, já que o Soro do Super Soldado aumenta seu metabolismo, resistência e consequentemente retarda o envelhecimento, o que abre margem para a Marvel explorar infinitas histórias sobre o herói…

O Capitão América pode ser visto em Vingadores: Ultimato, que segue em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.