Streaming

De John Wick a Toy Story 4: 2019 é o ano de Keanu Reeves

Durante um bom período da década de 90, Keanu Reeves foi um dos astros mais requisitados e populares de Hollywood. Com a entrada do novo milênio, o astro parecia fadado ao esquecimento após a trilogia Matrix e outros projetos com diferentes pretensões, mas com nenhuma visando um grande estrelato para o ator. Porém, quando olhamos para 2019, Keanu Reeves foi elevado a um patamar quase divino: John Wick 3: Parabellum e Toy Story 4 são grandes projetos para se participar, e que revelam como a carreira de Reeves ressurgiu das cinzas.

A começar pela franquia de ação do silencioso John Wick. A saga começou de forma modesta em 2014, sendo um dos muitos projetos do gênero que Reeves desenvolveu, tendo se experienciado com a direção em O Homem de Tai Chi e aprofundado seu interesse pelas artes marciais. Quando John Wick se tornou bem sucedido pela maestria das cenas de ação, e também pela repercussão online de ser “aquele filme em que Keanu Reeves vinga a morte de seu cachorro”, a maré começaria a virar para o astro. O filme de Chad Stahelski e David Leitch ganharia uma continuação em 2017, que seria ainda mais elogiada e bem sucedida financeiramente, e a Lionsgate logo confirmaria um terceiro capítulo.

Era oficial. Keanu Reeves tinha uma nova trilogia para chamar de sua após os três filmes de Matrix, e com uma consistência consideravelmente mais alta do que a obra das irmãs Wachowski – que teve suas continuações criticadas. 2019 começou com John Wick 3: Parabellum, que permaneceu a linha de boas críticas da franquia da Lionsgate e superou os anteriores em arrecadação nas bilheterias. Tamanho o sucesso, foi justamente John Wick quem tirou a liderança de Vingadores: Ultimato nos EUA, que liderava as bilheterias por 3 semanas consecutivas. O resultado, como bem sabemos, levou a Lionsgate a anunciar John Wick 4 para 2021, marcando a saga do assassino aposentado como a franquia mais duradoura do ator – que declarou que fará filmes de John Wick até o público se cansar.

O lado mais leve de Keanu

E não é só este o “quarto capítulo” que conta com Keanu Reeves, já que o ator surpreendentemente também está o elenco vocal de Toy Story 4. Na animação da Pixar, ele empresta sua voz para o divertido Duke Caboom, um brinquedo que incorpora um dublê canadense inspirado em Evel Knievel – e faz sentido considerando a nacionalidade de Reeves, criado no Canadá. Talvez seja o primeiro papel do ator voltado exclusivamente para o público infantil, e as primeiras reações da crítica ao filme garantem que seu Duke Caboom é um dos pontos altos.

O sucesso do ator foi tão grande que todos querem um pedaço de Keanu Reeves. A Marvel aparentemente conversa com o ator para um papel de vilão em Os Eternos, enquanto rumores apostam que ele está em uma cena escondida de Hobbs & Shaw, spin-off de Velozes e Furiosos, que o estabeleceria como um novo antagonista da franquia; a Netflix até promoveu exaustivamente a breve participação do ator na comédia Meu Eterno Talvez, que explora um lado mais cômico do ator. Até mesmo no mundo dos games o ator foi parar, aparecendo de surpresa no mais recente trailer do aguardado Cyberpunk 2077, emprestando suas feições para um ciborgue badass.

Mas o que realmente torna Keanu Reeves tão querido para o público? Todos podemos concordar que não são suas habilidades de atuação. O ator é dono de um estilo muito particular, não muito expansivo, e que funciona melhor para personagens mais silenciosos – com exceção, claro, de seu bobalhão personagem na franquia Bill & Ted, que também ganhará uma continuação em 2020.

O que realmente encanta os fãs é seu comportamento na “vida real”, onde se revela um cara humilde e relaxado com a vida, sempre esbanjando muita educação; recentemente, um vídeo onde sai da coletiva de imprensa de John Wick 3 para tirar foto com a família de uma jornalista viralizou, assim como sua profunda resposta a Stephen Colbert quando perguntou ao ator “o que acontece depois que morremos” – “Acho que aqueles que nos amam sentirão nossa falta”. São dois momentos que revelam a postura humilde e sem qualquer cinismo do ator, e que continuam a conquistar todos a sua volta.

A internet é apaixonada por Keanu Reeves, e isso se reflete em sua persona nos cinemas. O ator tem cada vez mais projetos pela frente, e está em mais alta do que nunca, com ressurreição de Keanu não mostrando sinais de acabar tão cedo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.