Netflix

Por que Jessica Jones foi cancelada pela Netflix

A terceira temporada de Jessica Jones já está disponível na Netflix e o final da temporada também serve como o fim da série. A Netflix cancelou esse último seriado da Marvel na plataforma já há meses.

Tipicamente, a Netflix não cancela séries antes de suas temporadas estrearem. Em casos como Orange is the New Black, a equipe criativa decidiu que já era hora de acabar, mas isso não aconteceu com Jessica Jones. Ao invés disso, foi cancelada pela Netflix, que acabou com todas as séries da Marvel que produzia.

Os cancelamentos começaram em 2018, com Punho de Ferro e depois Luke Cage e parecia que a plataforma estava apenas acabando com séries de baixa audiência. Quando Demolidor também foi cancelada, semanas depois, ficou claro que a Netflix não estava apenas ‘matando’ suas séries menos populares, eles estavam cortando relações com a Marvel.

Com isso, Jessica Jones e O Justiceiro também foram canceladas, em fevereiro – depois do término das gravações da série protagonizada por Krysten Ritter.

Disney+

A Disney, dona da Marvel, está preparando para lançar o Disney+ em novembro, plataforma de streaming que se qualifica como competidora direta da Netflix. Depois de adquirir a 20th Century Fox, a Casa do Mickey também conta com a maior parte das ações da Hulu.

Mas não é só sobre competição. O dinheiro é um grande fator e as séries da Marvel são caras. A Netflix teve de pagar um preço alto pelo licenciamento desses personagens para a Disney. Com cada vez menos espectadores a cada temporada, vários veículos apontaram que a Netflix queria cortar os episódios das temporadas de 13 para 10, lidando com uma comum crítica às suas séries. A Marvel supostamente rejeitou essa ideia.

Além disso, a Netflix geralmente não gosta que suas séries se estendam por muito tempo. De acordo com o Deadline, a plataforma de streaming geralmente não enxerga muito valor em ter séries originais com mais de 30 episódios ao todo.

Outro ponto que influenciou o cancelamento dessas séries foram as diferenças criativas com a equipe de cada uma. Demolidor teve diferentes showrunners a cada temporada e Punho de Ferro também trocou de showrunner entre suas temporadas, depois de um primeiro ano desastroso. Jessica Jones teria de mudar também, já que Melissa Rosenberg anunciou que sairia da série após a terceira temporada.

Heróis no limbo

Embora o Disney+ tenha impactado a decisão de cancelar essas séries, não espere que a Disney vá reviver essas obras tão cedo. A Netflix supostamente tem uma cláusula no contrato dizendo que os personagens não podem aparecer em outro serviço por, pelo menos, dois anos.

Em todo caso, os fãs podem ainda aproveitar os últimos episódios de Jessica Jones em sua terceira temporada.

Além disso, o Disney+ trará novas séries com personagens da Marvel, como Loki, Feiticeira Escarlate, Falcão e mais a serem anunciadas futuramente.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.