Quando a Netflix lançou o trailer da Parte 3 de La Casa de Papel, um personagem voltou a virar assunto entre os fãs da série. De forma surpreendente, Berlim aparece vivo na prévia. 

Não demorou muito para que as redes sociais fossem tomadas com a discussão sobre uma possível volta do personagem de Pedro Alonso. Ao final da Parte 2, Berlim é metralhado por policiais que finalmente conseguem entrar na Casa da Moeda espanhola. 

O personagem, que poderia ser um vilão por suas atitudes – principalmente com Ariadna (Clara Alvarado), terminava ali, aparentemente, a sua história com um sacrifício. Berlim é o único que fica em um tiroteio explosivo com os policiais, na entrada do túnel de fuga. A ação foi essencial para o sucesso do roubo. 


Os fãs tinham aceitado a morte do personagem, até que chega o final do trailer de La Casa de Papel – Parte 3. O Professor (Álvaro Morte) encontra o assaltante e o chama pelo seu nome, Andrés. Berlim se vira e dá um sorriso. 

E agora, Berlim está morto ou conseguiu sobreviver em La Casa de Papel

A morte de Berlim na Parte 2 de La Casa de Papel

Parte essencial da discussão sobre a sobrevivência de Berlim na série da Netflix é a cena em que o bandido supostamente morre ao final da Parte 2. Andrés, primeiro, tinha uma grande metralhadora. 

Primeiro, ficou por trás de uma barreira feita pelos bandidos. O assaltante conseguiu atrasar os policiais, mas queria mais. 

Ao ver que estava sem munição, decidiu pegar duas armas e deixar a barreira. Berlim encarou os policiais de frente, ao mesmo tempo em que o Professor se desesperava ao ouvir toda ação. 

Andrés obviamente não tem chance contra um esquadrão e é metralhado. O bandido leva muitos tiros na região do tronco. A última cena de Berlim na Parte 2 é ele, com marcas de sangue no macacão, caindo no chão no túnel. Depois, não há relatos sobre o corpo dele ou até uma homenagem ao bandido. 

Como Berlim pode estar vivo

Berlim estar vivo é uma possibilidade. A primeira e óbvia justificativa é que o bandido não foi atingido na cabeça pelos policiais. Dessa maneira, é muito fácil usar a velha magia da ficção e explicar que Berlim teve um atendimento quase que miraculoso, como acontece em muitas produções.

Para a trama, essa possibilidade teria outros argumentos. Primeiro, é de interesse das autoridades pegar um bandido vivo, já que o grupo de La Casa de Papel se torna o mais procurado da Espanha e da Europa. 

Berlim vivo também significaria agradar fãs da série, pelo fato que o personagem contraditório se tornou um dos mais populares da trama. Assim, há espaço também para que a relação do Professor e de Andrés continue sendo explorada. 

Após o sucesso das duas primeiras partes, Álvaro Morte admitiu que os dois personagens são irmãos, mas que essa história ainda ganharia mais detalhes. A sobrevivência de Berlim daria destaque maior para esse arco. 

Para os fãs que acreditam na sobrevivência de Berlim, vale notar que além do trailer, a Netflix gravou o vídeo abaixo com o ator Pedro Alonso comentando várias teorias sobre o seu personagem.

Mas, Berlim deve estar morto 

Não é impossível Berlim sobreviver, mas a lógica leva a acreditar na morte do personagem. O fato de Andrés estar vivo contradiz o final da Parte 2 de La Casa de Papel, o que diminuiria a importância da trama.

No tiroteio com os policiais, Berlim deixa claro ao Professor que “tem mais coragem” em enfrentar sozinho as autoridades do que encarar a velhice com miopatia de Helmer, uma doença degenerativa. Até por isso, Andrés, que tinha tempo de entrar no túnel, prefere pegar duas metralhadoras e continuar no seu corredor da morte. 

Ao som de Bella Ciao e admitindo que foi um “filho da p***” em sua vida, Berlim tem como última fala na série: “Hoje, quero morrer com dignidade”. Um pouco antes, afirma que “ama o irmãozinho”, que é o Professor. 

Essa relação pode também explicar a “volta” de Andrés. A cena mostrada no trailer pode ser um flashback ou até um sonho do Professor. Mesmo com Berlim morto, La Casa de Papel pode continuar explorando a vida dos personagens antes do roubo na Casa da Moeda. 

Por fim, há a mais nova abertura de La Casa de Papel. Nela, uma ficha policial é impressa com a foto e o nome de Berlim. O registro é riscado com um grande X. 

Mas, a verdade é que todos os fãs poderão testar os próprios argumentos na estreia dos novos episódios. O destino de Berlim será revelado nesta sexta, 19, quando La Casa de Papel – Parte 3 chega na Netflix.

A Parte 3 da popular série espanhola será disponibilizada no catálogo da Netflix às 4h da manhã desta sexta-feira (19). Confira TUDO o que sabemos sobre a 3ª temporada SEM SPOILERS! Confira também qual é o papel de Berlim na terceira temporada e entenda porque essa temporada é a pior de todas!