A terceira temporada de Stranger Things aparentemente mudou a série para sempre com a morte de Jim Hopper – mas é possível que ele ainda possa voltar na quarta temporada.

O fim da terceira temporada foi comovente e aparentemente um grande final para Jim Hopper. Mas uma parte do marketing – uma mensagem pré-gravada quando você liga para o número de telefone do teórico da conspiração Murray Bauman – parece sugerir que pode não ser o caso.

Aqui, explicamos como Jim Hopper pode voltar na quarta temporada de Stranger Things.


Como Hopper pode ter sobrevivido

A morte já provou ser uma espécie de porta giratória para Stranger Things, com a confirmação da segunda temporada da sobrevivência do Dr. Brenner provando que os espectadores não deveriam acreditar que alguém está morto até que eles tenham visto o corpo.

Hopper aparentemente morreu de tal maneira que não houve corpo encontrado, e isso é francamente bastante conveniente. Além disso, um olhar cuidadoso sobre as circunstâncias da morte de Jim Hopper sugere que ele pode estar vivo.

A terceira temporada começou com um mau funcionamento na ponte Kamchatka dos russos, um desastre que levou os russos a perceberem que só poderiam abrir uma ponte em Hawkins. Mas os russos parecem ter aprendido com essa experiência.

Como resultado, eles construíram sua sala em Hawkins com alguns recursos de segurança. Várias cenas no episódio 8 revelam que há uma escada do pórtico em que Hopper está, uma que o levaria para uma área onde ele seria protegido das energias destrutivas do portal.

Como o final da terceira temporada de Stranger Things mostrou, Hopper não sabia sobre essa escada; em vez de correr para ela, resolveu ficar no pórtico, observando Joyce, em paz com o fato de que seu sacrifício salvaria sua filha adotiva, Eleven, do Devorador de Mentes.

Mas isso não significa que ele esteve lá durante a explosão; de fato, ele não é visto em nenhuma tomada depois que as chaves são viradas. Mesmo que ele não tenha conseguido chegar à escada, é bem possível que a força cinética inicial do explosivo gerador do Portão o tenha jogado na área protegida, onde ele estaria protegido das ondas de energia que teriam atomizado seu corpo.

Os russos têm um prisioneiro americano

Se esta teoria estiver correta, porém, levanta-se uma questão adicional: onde estava o corpo de Hopper? Quando as forças americanas invadiram a base russa, o homem que desligou o laboratório de Hawkins sob recomendação de Hopper desceu a escada e caminhou até o portal. Se o corpo de Hopper estivesse lá, ele deveria ter visto.

Mas aqui está o truque: os americanos na verdade não capturaram nenhum russo. Parece que eles levaram algum tempo para entrar, tempo suficiente para os russos completassem a evacuação.

É bem possível que, durante a fuga, alguns dos russos tenham encontrado o corpo inconsciente e ferido de Hopper e o tenham levado. Eles não necessariamente saberiam que estavam tomando um prisioneiro americano; afinal de contas, Hopper usava um uniforme russo, então eles poderiam ter pensado que estavam resgatando um deles.

A cena pós-créditos apoia fortemente esta teoria. Os soviéticos adquiriram com sucesso amostras biológicas do Mundo Invertido enquanto seu portal estava operacional. Eles estão alimentando o Demogorgon em uma dieta de prisioneiros, e um diálogo crucial traz um soldado instruindo um subordinado que “o americano” deve ser mantido vivo.

É possível que possa ser um novo personagem, ou talvez o Dr. Brenner, que está desaparecido há muito tempo, mas, francamente, parece bem óbvio que é Jim Hopper. Talvez os russos o queiram mantê-lo vivo porque querem descobrir por que um chefe de polícia aleatório sabe tanto sobre o Mundo Invertido e provou ser um problema tão grande em Hawkins.

Como Hopper pode se encaixar na quarta temporada

Supondo que esta teoria esteja correta, e que Jim Hopper seja um prisioneiro americano, é importante lembrar que ele presumivelmente ficará cativo por algum tempo. Haverá um salto temporal na quarta temporada de Stranger Things.

Para Eleven e Joyce, esse salto no tempo significa que eles terão tempo de lamentar, superar o pior de sua dor e começar a lembrar os bons momentos que tiveram com Hopper. Para Hopper, no entanto, isso poderia significar que ele será um prisioneiro dos russos por pelo menos alguns meses, se não um ano.

Se a conspiração russa estiver no centro da quarta temporada de Stranger Things, isso pode sugerir que a série finalmente terá histórias além de Hawkins. Se Hopper é um prisioneiro, então Eleven seria capaz de descobrir isso assim que ela recuperasse seus poderes, pois seria capaz de rastreá-lo.

Alternativamente, as crianças poderiam simplesmente encontrar Hopper em uma cela, com sua tentativa de sabotagem se tornando uma missão de resgate inesperada. Isso seria um final perfeito para Stranger Things, e se encaixaria com os principais temas do programa.