ATENÇÃO: Contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa

Vamos falar sobre a pergunta que não quer calar após os eventos de Homem-Aranha: Longe de Casa: Mysterio está mesmo morto? Nossa aposta é que não, e traremos alguns motivos para suportar essa hipótese.

O que acontece no final

Apesar do marketing ter forçado para fazer os fãs acreditarem no oposto, o Mysterio de Jake Gyllenhaal é na verdade um vilão que tem o objetivo de preencher o vácuo deixado por Tony Stark e ser visto como um herói pela sociedade. No fim, Mysterio é fatalmente baleado por sua própria arma, um dos drones de Tony Stark, e Peter Parker consegue derrotá-lo e recuperar a E.D.I.T.H – óculos tecnológico que pertencia ao Homem de Ferro.


No final de Homem-Aranha: Longe de Casa, descobrimos que o legado de Mysterio vive. Responsável pela “reportagem exclusiva” do Clarim Diário, descobrimos que Mysterio manipulou o vídeo para dar a entender que o Homem-Aranha foi o responsável pelo ataque em Londres – e não ele.

Como Mysterio está vivo?

Existem diferentes motivos para Quentin Beck estar vivo após os eventos de Longe de Casa. O primeiro vem de um ângulo mercadológico: a Marvel não abriria mão de Jake Gyllenhaal e de um vilão tão importante nas HQs do Aranha tão facilmente, e até mesmo porque o estúdio deve planejar a chegada do Sexteto Sinistro, grupo de vilões do Cabeça de Teia, para um futuro próximo. O Abutre de Michael Keaton ficou vivo em De Volta ao Lar, por exemplo.

E quanto a evidências dentro do filme? Mysterio é um mestre de ilusões, e podemos garantir que sua morte não passou de uma ilusão. Seria anticlimático demais matar Quentin Beck dessa forma, e por mais que E.D.I.T.H. avise Peter Parker que as ilusões do BAFO tenham sido todas desativadas, temos um corte para o interior do covil de Beck que mostra um de seus funcionários ainda trabalhando nas ilusões – e até vemos a frase “simulação completa”.

Sim, isso pode ser uma referência ao vídeo que o vilão vaza para o Clarim Diário no final, mas também pode indicar a sobrevivência de Mysterio. Um vilão desses simplesmente não é jogado fora assim, tão facilmente.

Ainda veremos Jake Gyllenhaal berrando com Peter Parker.

Em Homem-Aranha: Longe de Casa, Tom Holland retorna como Homem-Aranha. Zendaya, Marisa Tomei, Martin Starr, Jon Favreau, Jacob Batalon e Tony Revolori também estão de volta no filme, que move a ação para férias escolares na Europa.

Samuel L. Jackson também participa como Nick Fury, assim como Cobie Smulders reprisa o papel de Maria Hill. Jake Gyllenhaal é o Mysterio.

Homem-Aranha: Longe de Casa está em cartaz nos cinemas brasileiros.