Streaming

Homem-Aranha: Longe de Casa transforma Mysterio em novo Homem de Ferro

Contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa e Vingadores: Ultimato

Vingadores: Ultimato é o fim da grande Saga do Infinito no Universo Cinematográfico Marvel e deixou um grande buraco no MCU ao matar o Homem de Ferro e o Mysterio achou que poderia preencher esse buraco.

De fato, não há muitos heróis que podem substituir Tony Stark nos filmes da Marvel, mas o Homem-Aranha é um dos candidatos, visto a popularidade do herói e o fato de Peter Parker ter sido escolhido por Tony Stark para ser herói.

A Marvel, contudo, colocou uma pequena reviravolta do filme. Ao invés de colocar o Homem-Aranha como o ‘substituto’ do Homem de Ferro, Homem-Aranha: Longe de Casa mostrou ele lutando com essa ideia, perguntando a si mesmo se um novo herói seria uma escolha melhor para esse papel.

Evidente que esse herói acabou provando ser o vilão do filme, que, por sua vez, revelou a identidade secreta do Homem-Aranha e, ainda por cima, o acusou falsamente de ser um vilão. Ainda assim, como bem aponta o ScreenRant, ele foi transformado no novo Homem de Ferro para grande parte do MCU.

O novo Homem de Ferro

Desde o início, Homem-Aranha: Longe de Casa gira em torno dos esforços do Homem-Aranha em se tornar um herói maior, agora que o Homem de Ferro morreu. Não apenas ele lida com o luto de ter perdido uma figura paterna, como ainda é só um estudante do ensino médio. O destino do mundo parece ser um fardo grande demais, especialmente sem Tony por perto para ajudar a carregar esse peso.

Peter quer continuar a ajudar em casa, mas ele ainda sente-se como um herói da vizinhança e quer ter tempo para lidar com seus problemas de adolescente também. Tony Stark pode ter deixado para ele sua tecnologia, mas Peter não tem certeza de que é a pessoa certa para esse trabalho, o que o torna um alvo especialmente fácil de ser manipulado por Mysterio.

Quando Quentin Beck aparece pela primeira vez, Peter imediatamente acredita ter encontrado um novo mentor. Mysterio é poderoso, mais velho, de outro mundo e disposto a oferecer conselhos. É fácil de enxergar como Peter passa a enxergar esse homem como um substituto de Tony – até que a grande reviravolta acontece, claro.

Mysterio prova ser o vilão e Peter perde mais uma figura paterna. E não apenas a reviravolta final, como a tecnologia deixada por Stark apontam que Mysterio é o novo Homem de Ferro, em termos.

E.D.I.T.H.

Obviamente, Mysterio está longe de ser um herói e ele não sobrevive no filme – ao menos é o que tudo indica – mas isso faz dele ainda mais como o Homem de Ferro. Os óculos de Peter estão conectados à nova inteligência artificial EDITH, sigla para Even Dead I’m The Hero (mesmo morto eu sou o herói, em tradução livre). De Início, isso parece como algo engraçado, bem típico de Stark.

Mais para o fim do filme, no entanto, Mysterio mostra ser um personagem que se encaixa nos moldes de EDITH. O mundo o viu como um herói, até ele ser morto em uma grande batalha. Embora as pessoas importantes saibam a verdade sobre Mysterio, é provável que grande parte do público assistindo a transmissão o enxergue como herói.

A cena do meio dos créditos, que usa J. Jonah Jameson, mostra que Mysterio morreu como herói para grande parte das pessoas, com o Homem-Aranha sendo visto como o vilão que o matou.

Mysterio pode retornar como herói?

Com boa parte do mundo acreditando nessa mentira de Mysterio, seria possível ver Mysterio retornando como um herói triunfante em Homem-Aranha 3? É improvável, visto que sua morte parece ter sido verdadeira, mas vale lembrar que, mesmo nos cinemas, a Marvel já reviveu alguns personagens.

Existem várias formas do Mysterio retornar ao MCU. Ele pode ter fingido sua morte em Homem-Aranha: Longe de Casa, ele pode ser revivido, dentre outras formas. Não seria de todo inimaginável ver Mysterio retornando ‘dos mortos’. É possível, também, que outra pessoa assuma o manto do vilão/ herói.

Dito isso, mesmo que tal retorno seja uma possibilidade, ainda não é a mais provável para o MCU. Ainda há muitas formas da revelação de sua identidade – e a percepção pública do Homem-Aranha – afetar a vida de Peter Parker. Podemos ver vilões como Kraven, o Sexteto Sinistro, dentre outros.

Em todo caso, o fato que permanece é que grande parte do mundo no MCU enxerga Quentin Beck, o Mysterio, como o novo Homem de Ferro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.