Netflix

Netflix está perdendo vários assinantes; investigamos os motivos

A Netflix perdeu uma grande quantidade de assinantes no segundo trimestre de 2019. Várias razões foram apresentadas por especialistas para justificar a queda, do aumento do preço da assinatura à concorrência com outras plataformas.

Entenda exatamente o que está acontecendo com os assinantes da Netflix abaixo!

Uma Titã no mercado

Mesmo perdendo parte de seus assinantes, a Netflix continua sendo a plataforma mais poderosa no mundo dos streamings.

No entanto, a perda de 130 mil assinantes pela primeira vez em 8 anos é um problema notável, que vem dando dor de cabeça aos dirigentes da empresa.

Se preparando com um cenário ainda mais concorrido, com o lançamento de serviços como a Apple TV+, Disney + e HBO Max, a Netflix tem que encontrar um jeito de manter a fidelidade dos assinantes e ao mesmo tempo segurar seu posto de plataforma mais poderosa.

Aumento nas mensalidades

Um dos principais motivos para a perda de assinantes da Netflix é o aumento dos preços das assinaturas da plataforma.

O serviço de streaming subiu o valor de suas mensalidades em janeiro deste ano. O preço de um plano tradicional foi de 11 dólares para 13 dólares. Os outros planos também sofreram aumentos semelhantes, que foram sentidos nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Irlanda, Alemanha e França.

O aumento de preços pode não parecer significativo, mas como a Netflix é a líder absoluta do mercado, ela não poderia ter dado um passo como esse sem analisar a possibilidade de perda de assinantes.

Cancelamento de séries

Outro fator que levou muita gente a desistir de sua assinatura da Netflix é o cancelamento de diversas produções originais da plataforma.

Como a Netflix vem investindo cada vez mais em conteúdo original, a facilidade com que a plataforma cancela produções queridas pelo público pode ser considerada irresponsável e insensível.

Protestos de fãs aconteceram principalmente após o cancelamento de séries populares como One Day at a Time e Santa Clarita Diet.

Como o público não sabe se deve investir tempo em séries que podem ser canceladas a qualquer momento, cria-se uma espécie de desconfiança da plataforma.

O “efeito Game of Thrones”

Na época do lançamento de todas as temporadas de Game of Thrones, as assinaturas do HBO Go aumentavam consideravelmente, apenas para serem canceladas ao final dos episódios.

O mesmo vem acontecendo com a Netflix. Com o lançamento da terceira temporada de Stranger Things, muitos fãs optaram por adquirir uma assinatura da plataforma, assistir os novos episódios e cancelar logo depois.

A Netflix conta com conteúdos de qualidades variadas. A tentativa de atingir todos os gêneros com sua programação é louvável, mas vem acompanhada do risco de alienação das pessoas que esperavam produções sólidas no ano todo.

Para o futuro, a Netflix deve focar mais na qualidade de suas séries e filmes do que na quantidade. Dessa forma, a plataforma tem chances de manter seu grande número de assinantes sem passar por estes períodos cíclicos de audiência.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.