Streaming

O Rei Leão: A história por trás da mais polêmica canção do filme

Lançado em 1994, O Rei Leão é considerado até hoje um dos melhores filmes da Disney.

Com o lançamento da nova versão de O Rei Leão, é hora de relembrar o escândalo e a polêmica por trás de “The Lion Sleeps Tonight”, uma das músicas mais famosas do longa.

Uma história controversa

Solomon Linda compôs “The Lion Sleeps Tonight” nos anos 30, e sua família vem tentando há décadas conseguir parte dos direitos sobre a canção.

A melodia de The Lion Sleeps Tonight ficou famosa pela primeira vez nos anos 60, como um hit da banda The Tokens e letra escrita por George David Weiss. Porém, a canção foi inspirada por “Mbube”, escrita por Solomon Linda trinta anos antes.

“Mbube” significa “leão” em zulu, e foi gravada pela primeira vez por Linda e pelo grupo The Evening Birds em 1939.

Em 1948, a música se tornou um hit na África do Sul, vendendo mais de cem mil cópias e aumentando a fama do grupo.

Após a música se tornar popular, a companhia Gallo Records convenceu Linda a transferir os direitos autorais da música para a empresa. Segundo a filha do cantor, ele não sabia nem ler nem escrever quando foi enganado para assinar o contrato.

Perdendo o controle

O documentário The Lion’s Share, disponível na Netflix, conta exatamente a história de Linda e da luta de sua família pelos livros da canção.

Segundo a análise do jornalista sul-africano Rian Malan, os lucros associados à canção superam os 15 milhões de dólares.

Segundo o documentário, Solomon Linda teria ganhado apenas oitocentos euros pelos direitos da canção.

Uma pequena vitória

Em julho de 2004, a música se tornou objeto de um processo judicial envolvendo a família de Linda e a Disney.

Segundo um famoso advogado especializado em direitos autorais, mesmo que Linda tenha vendido os direitos da música para a companhia Gallo, estes deveriam ter retornado à família do compositor 25 anos após sua morte, como explicita a lei britânica.

O processo afirma que a Disney deve 1,6 milhões de dólares para a família de Solomon Linda, devido aos exorbitantes lucros de “The Lion Sleeps Tonight” no filme de O Rei Leão e sua adaptação na Broadway.

O documentário The Lion’s Share mostra que as filhas de Solomon receberam cerca de 250 mil dólares como um possível acordo, mas pretendem continuar com o processo.

Atualmente, Solomon Linda é creditado como um dos autores da trilha sonora da nova versão de O Rei Leão, que está em cartaz nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.