Streaming

Outra Vida | Explicamos o final da 1ª Temporada

Estrelada por Katee Sackhoff, a nova ficção científica da Netflix, Outra Vida, nos traz a história de uma tripulação especial encarregada de encontrar a fonte de um misterioso artefato alienígena, enquanto na Terra, cientistas, militares e uma celebridade das redes sociais tentam descobrir os motivos por trás do objeto. 

Esta primeira temporada, com seus dez episódios, se encerra deixando ganchos gritantes para uma (possível) segunda temporada, explicando alguns dos mistérios envolvendo a raça alienígena Achaia, e elevando a urgência da situação para que os personagens retornem a Terra e compartilhem aquilo que descobriram durante a viagem especial. Para entender tudo que foi resolvido ou deixado em aberto durante este final da série, vamos por partes:

A missão e os alienígenas

A tripulação da nave Salvare tinha a missão de alcançar um destino específico, que acreditava-se ser o lar da espécie alienígena responsável por mandar o estranho objeto à Terra. Ao longo da viagem, foi sendo deixado claro que a raça alienígena em questão (chamados de Achaia) não tinha as melhores intenções para com os terráqueos, e este temor só fica ainda mais intenso quando a tripulação descobre que seu planeta de destino não se trata da origem dos Achaia, mas sim de um outro planeta chamado Zakir. 

Em Zakir, eles descobrem que os Achaia foram responsáveis pela destruição da sociedade alienígena que habitava o planeta, e que tudo começa com o tal curioso artefato, para então seguir com os parasitas-dominadores-de-mentes que atormentaram personagens ao longo da temporada. A informações são convenientemente reveladas por uma inteligência artificial à Niko (Sackhoff), explicando que o planeta dos Achaia está, na verdade, à anos-luz daquela localização, e de que a ameaçadora raça alienígena busca, simples e diretamente, “destruição”. 

Os artefatos enviados pelo espaço são utilizados pelos Achaia para descobrir quais planetas possuem vida inteligente, e utilizam os parasitas para entender e conquistar a confiança das raças que pretendem dominar. Depois de usarem o poder da Salvare para destruir o artefato em Zakir, os tripulantes da nave assistem uma frota de naves dos Achaia obliterar o planeta recém-salvo de seus tormentos, tornando-se imprescindível que Niko e seus companheiros retornem o quanto antes para a Terra, e avisem sobre a ameaça de destruição. 

Dentro da nave

Enquanto o missão vai de mal a pior durante o final da temporada, a tripulação da Salvare também está lidando com seus próprios dramas e ganchos narrativos para uma continuação. August, que acreditava ter ficado estéril depois do banho de radiação ao qual os personagens foram expostos durante a temporada,  descobre que está grávida. E para complicar ainda mais, as relações à três que estava mantendo com outros dois personagens tornam difícil saber quem é o pai em questão. 

Mas a misteriosa gravidez parece pouco impactante perto do fato de William ter acidentalmente criado uma nova inteligência artificial, que ainda por cima, o chama de “mãe”. William estava tentando lidar com seus dilemas amorosos, e resolveu projetar uma simulação de Niko para ter “discussão de relacionamento virtual”. A ideia acaba tendo consequências imprevisíveis quando a simulação deixa de ter a aparência de Niko e começa a assumir uma consciência própria, vagando pelos corredores da nave enquanto a tripulação lida com o caos da situação em Zakir. 

Enquanto isso, na Terra

O marido de Niko, Erik (Justin Chatwin) está tentando descobrir como salvar sua filha de uma leucemia causada pela exposição ao ataque do artefato alienígena. Recém-dominada pelo parasita dos aliens, Harper (Selma Blair) diz que Erik deve levar a filha para dentro do artefato em busca de ajuda. Em seguida, a influenciadora segue para uma de suas transmissões assistidas por milhões de seguidores. 

Harper diz que consentiu à implantação da tecnologia alien em seu cérebro, e avisa ao mundo (sob a influência dos Achaia) que os alienígenas vieram em paz, e que eles gostariam de ser amigos da raça humana. Considerando a destruição de Zakir que acaba de ocorrer bem distante dali, fica difícil de acreditar…

Segunda temporada

Ainda não temos confirmação de um segundo ano para Outra Vida, mas já podemos imaginar que a história irá acompanhar o retorno apressado da Salvare à Terra, enquanto os humanos são enganados pelos aliens através de Harper. Erik e sua filha ainda devem ter um papel importante nesta dinâmica da Terra, mas poderia a tripulação de Niko chegar a tempo? Ou estaríamos caminhando para uma trama onde a Terra já teria sido devastada quando finalmente conseguirem retornar? 

A primeira temporada de Outra Vida já está disponível na Netflix. 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.