Streaming

SDCC: Com jatos e belas cenas, trailer de Top Gun 2 impressiona; veja análise

Ninguém esperava, e a Paramount Pictures foi lá e soltou o primeiro trailer de Top Gun: Maverick durante a San Diego-Comic Com 2019. Pudemos ver Tom Cruise pilotando jatos em toda a sua glória, na esperada continuação do clássico de Tony Scott, lançado em 1986.

Como era de se esperar, esse primeiro trailer não traz muito da história, e aposta em suas imagens impressionantes. E realmente, são cenas de uma qualidade cinematográfica sensacional, mostrando que o diretor Joseph Kosinski (que trabalhou com Cruise em Oblivion) não estava brincando ao falar que Maverick traria tecnologias nunca vistas antes. Vemos Cruise na cabine de um jato voando e rodopiando pelos céus, remetendo bastante ao estilo adotado por Christopher McQuarrie em seus dois filmes de Missão: Impossível. Se não há riscos, não é Tom Cruise.

A prévia é totalmente centrada em Cruise, mas temos alguns vislumbres dos novos personagens. Jon Hamm aparece como um dos membros da Força Aérea, Jennifer Connelly sorrindo ao por do sol e Miles Teller aparecendo bem esquentado, interpretando o filho de Goose – e o bigode realmente honra o personagem do original. A ausência maior fica com Val Kilmer, que foi confirmado no filme, mas não aparece em frame algum do primeiro trailer. Mas há uma cena que pode deixar os fãs de Top Gun preocupados.

Vemos um funeral militar em uma cena, onde Maverick presta continência. Será que temos a morte do querido Ice? Considerando que o ator não andava muito bem de saúde, seria uma forma de reduzir seu papel na continuação. Mas é pura especulação, já que pode se tratar de

Maverick é puro Tom Cruise

Mas o grande barato do trailer, com exceção das imagens aéreas fenomenais, é como ele praticamente está falando sobre Tom Cruise. Nas primeiras cenas, Maverick ouve o discurso do personagem de Ed Harris, seu superior, que lista seus feitos e questiona como ele ainda não se promoveu para um cargo maior, se aposentou ou – sendo ainda mais extremo – não morreu durante o serviço. Aparentemente, Maverick ainda quer ficar entre os pilotos, sem pretensões de se tornar Almirante, estacionado no posto de Capitão.

Esse discurso pode ser direcionado para o próprio Tom Cruise. É uma divertida metalinguagem para falar como o astro de mais de 50 anos ainda não desistiu do cinema de ação e de suas franquias de ação, em especial Missão: Impossível, e também sobre a insistência do ator em realizar suas próprias cenas de ação de forma perigosa e audaciosa.

O final do trailer retoma essa discussão, e traz clássica sugestão de que os tempos estão acabando – e Maverick está em extinção. Com seu jeitão de sempre, Cruise responde com um “talvez, senhor”. Mas sabemos que esse pode ser até mesmo o começo de uma nova e promissora franquia.

O elenco da continuação ainda traz Jennifer Connelly, Val Kilmer, Ed Harris, Jon Hamm, Miles Teller, Glen Powell e Manny Jacinto.

A direção é de Joseph Kosinski, com roteiro de Peter Craig, Justin Marks e Eric Warren Singer.

Top Gun: Maverick estreia nos cinemas americanos em 26 de junho de 2020.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.