Streaming

30 anos depois, por que Dragon Ball é uma franquia melhor que Os Simpsons

Embora Dragon Ball e Os Simpsons sejam franquias EXTREMAMENTE diferentes, seja pelo enredo, personagens, tom, conceito ou estilo, as duas conseguiram permanecer vivas na cultura pop por mais de 30 anos.

Comparações entre as duas séries serão sempre difíceis, já que a conteúdo das duas não é passível de comparação. No entanto, o site CBR explicou por que Dragon Ball se tornou com o tempo uma franquia melhor do que Os Simpsons.

Confira os argumentos apresentados pelo site abaixo!

Titãs da cultura pop

Para se entender o legado de Os Simpsons e Dragon Ball, primeiro é preciso avaliar porque as franquias permanecem relevantes até hoje.

Os Simsons não foi o primeiro desenho para adultos, e nem o melhor. No entanto, a série animada continuou influente por criar fórmulas e clichês copiadas por inúmeros produtos midiáticos desde seu lançamento. A produção de Matt Groening foi pioneira por unir sátira social, comentários sobre a atualidade e piadas realmente engraçadas a personagens cativantes e familiares ao público.

Dragon Ball fez algo semelhante com os animes, principalmente em relação à popularidade das animações japonesas no ocidente, mais especificamente nos Estados Unidos. A série usou o material base dos mangás e produziu algo excitante principalmente para jovens e adolescentes, com uma boa dose de ação, comédia e tramas interessantes.

Estagnação

Segundo a maioria dos fãs e especialistas, Os Simpsons encontrou seu auge na 7ª, 8ª e 9ª temporada, e apresentou uma crescente queda de qualidade desde então. Grande parte dos roteiristas originais deixaram a série, e parte das piadas se tornou repetitiva e previsível.

O problema é que Os Simpsons nunca mudou. Com 30 temporadas e 662 episódios lançados, o relacionamento de Homer e Marge permanece igual, e as crianças não envelheceram ou amadureceram.

O que aumentou não foi o poder de Os Simpsons na cultura pop, mas o número de participações especiais de atores, atrizes e cantores conceituados, o que pode ser enxergado como um esforço fácil para prender a atenção do público.

Progressão

Tomando o caminho contrário de Os Simpsons, Dragon Ball evolui com o tempo e aposta na progressão das tramas e personagens. Pela própria natureza do anime, cada episódio empurra a narrativa e os personagens para frente.

Goku começa a série como uma criança, mas logo consegue crescer. Ele ganha novas habilidades, conhece novos amigos e enfrenta poderosos adversários. A relação dele com personagens como Vegeta muda e acompanha a progressão natural da saga, e os eventos de partes mais antigas influenciam a maneira como a trama se desenvolve hoje em dia.

É por isso que a introdução de Beerus e da nova versão de Broly revitalizou a franquia, nos cinemas e na TV. Ideias novas, que respeitam o cânone da saga e conseguem atrair um novo público.

Dragon Ball acerta por se reinventar com os anos, e manter o ritmo com o publico moderno.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.