Streaming

Apesar da morte de Neo, como Keanu Reeves pode retornar em Matrix 4

Matrix 4 está oficialmente confirmado, e o anúncio pegou muitos fãs da franquia de surpresa. Keanu Reeves vai retornar na sequência, mesmo com a morte de seu personagem Neo em Matrix Revolutions.

Carrie-Anne Moss, a Trinity, também está confirmada no longa. Morpheus supostamente será interpretado por um ator mais jovem, já que Laurence Fishburne não parece estar envolvido no novo projeto de Lana Wachowski.

A dúvida que fica é: como Keanu Reeves vai retornar à Matrix após a morte de Neo?

A morte de Neo

Como a franquia Matrix foi concebida inicialmente como uma trilogia, a morte de Neo no terceiro capítulo não foi uma surpresa. Já que o protagonista sempre foi visto como O Escolhido, o fato dele morrer para salvar o mundo condiz completamente com suas motivações e personalidade.

Matrix Revolutions trouxe a conclusão do conflito entre Neo e Agente Smith. O protagonista de Keanu Reeves entende que Smith só pode ser derrotado com seu sacrifício. Neo permite que Smith o absorva, o que acaba mal para o vilão. Como Neo já estava conectado à Fonte, ele já tinha tomado a decisão de ser deletado, e com ele se foram Smith e todos seus clones.

No mundo real, Neo não resiste aos ferimentos e acaba morrendo. O que acontece na Matrix é menos claro. Neo é levado à Cidade das Máquinas, e após ser estabelecido como Salvador, ele aparentemente transcende para uma existência além das formas físicas. Como o final é marcado por simbolismo budista, fica subentendido que Neo chegou a um estado parecido com o nirvana.

A porta para um retorno permanece aberta, já que a Oráculo diz que ainda espera ver o Escolhido novamente.

O Escolhido

Matrix Revolutions pode ter marcado a morte definitiva de Neo, porém essa não foi a primeira vez que ele morreu. No primeiro filme da franquia, Neo e Trinity entram na Matrix para salvar Morpheus. O protagonista sofre uma emboscada do Agente Smith e morre antes de conseguir escapar do sistema.

O personagem de Keanu Reeves retorna à vida devido ao amor de Trinity, que consegue trazer o protagonista de volta com um beijo. A morte de Neo é importante para o desenvolvimento da trama pois representa a progressão do personagem. Após seu retorno, Neo consegue finalmente entender seu papel como O Escolhido, e ganha os poderes que vêm com esse entendimento.

Matrix já estabeleceu que a morte não é o limite para Neo, o que confirma mais uma vez suas características de Salvador e Mártir.

O ciclo

Em Matrix Reloaded, Neo conhece o Arquiteto, responsável pela criação da Matrix. O personagem explica que o sistema está em sua sexta versão, e que em cada versão, uma anomalia no código sempre acaba aparecendo. Essa anomalia é o Escolhido.

Dessa forma, Neo é a sexta encarnação do Escolhido. As versões anteriores do personagem não foram apresentadas, e não se sabe se todas elas tinham a mesma aparência.

Como Morpheus será interpretado por um ator diferente em Matrix 4, o retorno de Keanu Reeves pode ser como o sexto Neo, já conhecido por fãs da franquia, ou como outra encarnação do personagem.

O que se sabe é que a história será ambientada no sétimo ciclo da Matrix, que começa após o final de Revolutions.

Trinity

Como Carrie-Anne Moss também está confirmada para retornar em Matrix 4, Lana Wachowski precisa criar uma maneira criativa de explicar a volta da personagem. Assim como Neo, Trinity morre em Matrix Revolutions. Porém, a personagem não ganha os mesmos aspectos de transcendência e ascensão como seu amado.

A chave do retorno de Trinity pode estar incluída na própria Matrix.

Um dos conceitos mais importantes para a franquia Matrix é a separação do corpo e mente, baseada na ideia de Descartes sobre o dualismo humano. Várias obras de ficção científica aproveitaram a ideia da consciência conseguir abandonar o corpo e viver além da forma física.

Provavelmente, o retorno de Trinity se dará desse jeito. A mente da personagem será transferida para um novo corpo físico, provavelmente um clone de sua versão anterior.

A produção de Matrix 4 deve começar em 2020, e o filme ainda não tem previsão de estreia.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.