Streaming

Matar [SPOILER] foi a melhor decisão para 3º ano de 13 Reasons Why

Além de trazer a confirmação de que 13 Reasons Why vai acabar com sua quarta temporada, o primeiro trailer da terceira temporada da polêmica série adolescente trouxe uma revelação bombástica para os novos episódios: Bryce Walker vai morrer.

Aliás, o mistério de sua morte será o grande tema desta nova temporada, que chega em 23 de agosto na Netflix. O trailer começa com a narração de uma nova personagem, que tem sotaque britânico, e que parece estar investigando sua morte. Vemos Clay, Tony, Jessica, Alex, Justin e todo os demais personagens em evidência durante momentos diferentes, até culminar na revelação de que todos estão reunidos no funeral de Bryce. Vemos então a tagline “Quem matou Bryce Bryce?”.

E essa decisão parece ser um grande acerto para a série. Desde a primeira temporada, o personagem de Bryce tem sido um dos fatores mais controversos da série, especialmente pela natureza tóxica e repulsiva do jogador de futebol. Na primeira temporada, ficou claro que ele é um estuprador, e atacou a personagem de Hannah Baker e sua melhor amiga Jessica. Na segunda temporada, ele não teve consequências severas por seus crimes, pegando meros 3 meses de sentença – e nunca sendo realmente responsabilizado pelo estupro de Hannah, que cometeu suicídio no primeiro ano da série. Ele também estuprou sua namorada Chloë, que se revelou grávida no final da segunda temporada.

Interesse renovado

A quantidade de temas pesados, e a forma questionável como a série da Netflix lida com eles, certamente afastou diversos espectadores. A empresa até removeu a controversa cena de suicídio da primeira temporada, que serviu de gatilho para jovens com tendências suicidas. Tendo um personagem como Bryce sendo removida da série, e que agora tem o “karma definitivo” ao pagar por seus erros através de sua vida, pode ser uma forma de trazer justiça e até garantir uma narrativa mais satisfatória.

A ideia de que o grande “vilão” da história está morto deve trazer mais conforto para os espectadores de 13 Reasons Why. Não que seja o trabalho da Arte em ser meramente confortável ou dar aquilo que o consumidor quer, mas depois de tantas bolas foras em sua narrativa debilitada, a morte de Bryce é um dos fatores mais chamativos e interessantes que a série tem em anos.

“Oito meses após impedirem Tyler de cometer um ato impensável em Spring Fling, Clay, Tony, Jessica, Alex, Justin e Zach encontram formas de fazê-lo lidar com a culpa e mudar. Mas quando as consequências de um tumultuoso jogo de volta às aulas culmina no desaparecimento de um jogador de futebol, e Clay se encontra sofrendo pressão da polícia, alguém de fora precisa começar uma investigação que pode revelar os segredos mais profundos de todos”, diz a sinopse oficial da terceira temporada.

13 Reasons Why tem culpa? Entenda porque os problemas da série são maiores que as estatísticas! Entenda também o trailer final antes de maratonar o show e veja Katherine Langford explicar porque Hannah não voltará para a 3ª temporada no Observatório de Séries. Além disso, saiba o que já sabemos sobre a 4ª (e ÚLTIMA) temporada do show!

13 Reasons Why retorna para a Netflix em 23 de agosto.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.