Streaming

Programado para morrer? Trailer de Rambo 5 traz poderosa homenagem a Stallone

Sylvester Stallone retorna mais uma vez a um de seus mais célebres e icônicos papéis com Rambo: Até o Fim, quinta filme sobre o veterano de guerra programado para matar. Nesta terça-feira (20), tivemos o novo trailer do aguardado filme, liberado pelo próprio Stallone em sua conta oficial do Instagram (vamos ignorar o fato de que estava cropado), e a julgar pelo tom do vídeo, o filme será mesmo uma grande homenagem – e mais importante do que isso, um ponto final na história de Rambo.

A prévia tem pouco mais de um minuto de duração, mas é bem concisa. Ela introduz John Rambo morando em sua fazendo, finalmente desfrutando da paz que o personagem sempre quis alcançar nos quatro filmes anteriores. Eis que conhecemos uma menina, que refere-se a ele como “tio John”, e é descrita pelo protagonista como “o mais próximo de uma família que teve”. Ela é atacada, e provavelmente sequestrada, por um cartel mexicano, que logo fica na mira da fúria incontrolável de Rambo. Porém, é o cartel que acaba indo atrás do veterano, já que a grande ação do terceiro ato envolve uma invasão à fazenda do protagonista – no melhor estilo Esqueceram de Mim, ou 007 – Operação Skyfall para nos atermos ao gênero de ação.

E parece que teremos uma grande matança através dessa tática. Rambo parece estar menos ativo na ação, e sim agindo por trás de armadilhas. Claro, veremos Stallone com facão e arco e flecha, mas o elemento de preparar sua casa com explosivos e até bestas automáticas é bem interessante, e traz um diferencial para o típico “bater e cortar” que sempre fez parte da franquia. Com a idade, Rambo se torna mais estrategista.

Last Blood

O grande barato no novo teaser de Rambo: Até o Fim é como ele traz belas homenagens à franquia. De forma inesperada, vemos rápidas tomadas dos quatro filmes anteriores, e até mesmo intercaladas à cenas de ação do novo filme; e é particularmente empolgante ver o momento em que Stallone levanta uma faca, onde imagens de Até o Fim se misturam com a do primeiro filme, Programado para Matar. Isso reforça o tom de homenagem que o quinto filme promete trazer, e também introduz uma ideia que os fãs já devem estar antecipando: a morte de John Rambo.

Convenhamos, o filme não se chama “Last Blood” apenas para fazer menção ao “First Blood” do original, mas deve estar antecipando que essa será a luta final de John Rambo – e que o título nacional acertadamente traz como “Até o Fim”. Diferentemente dos três primeiros filmes, Rambo está lutando para algo além dele mesmo. Mesmo no quarto filme, ele ajudava um grupo de missionários, mas em Até o Fim, ele está em uma jornada para salvar sua família – ou o mais próximo disso. Ter Rambo morrendo no final seria uma despedida perfeita, trazendo a jornada do personagem ao ciclo fechado.

Rambo: Até o Fim chega nos cinemas brasileiros em 19 de setembro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.