Agora que a Fox faz parte da Disney, todos os personagens do acervo da Marvel poderão ficar no mesmo universo, com X-Men, Quarteto Fantástico e Deadpool chegando ao MCU. Mas a equipe criativa deverá fazer alguns malabarismos criativos para colocar o Mercenário Falastrão de Ryan Reynolds no mesmo universo dos Vingadores.

Este ano, o MCU introduziu a viagem no tempo em seu universo com Vingadores: Ultimato. A fim de reverterem o estrago feito por Thanos com as Joias do Infinito, os heróis usam um dispositivo de Hank Pym – modificado com a ajuda de Tony Stark – para viajar de volta a distintos pontos da linha do tempo, recuperando as Joias antes de Thanos colocá-las em sua Manopla.

É um tipo de viagem no tempo que foi muito discutido entre os diretores e roteiristas do filme, e que não interfere no espaço tempo continuum. É a solução mais fácil, visto que as ações dos heróis no passado não interferem no futuro – ignorando a Teoria do Caos, em outras palavras. Mas não é isso o que Deadpool 2 introduziu em sua história, que também tem elementos de viagem no tempo com o herói Cable – também vivido por Josh Brolin, intérprete de Thanos.


No filme protagonizado por Reynolds, porém, a viagem no tempo tem um efeito no futuro. Cable retorna ao passado para tentar impedir uma catástrofe, e isso é possível graças à ajuda de Deadpool e Dominó – e o próprio protagonista usa o dispositivo de Cable para voltar ao passado e salvar sua amada, além de atirar na cara de Ryan Reynolds antes que ele possa aceitar o papel principal de Lanterna Verde. Isso não seria possível no MCU.

Sem lógica, sem problema

Mas a verdade é que isso pouco importa. Duvido que a intenção de Kevin Feige para Deadpool seja uma linha do tempo tradicional. Como o anti-herói está sempre quebrando a quarta parede e mencionando os bastidores de Hollywood, sua hipotética presença em filmes do MCU não precisa seguir nenhuma lógica – e até imagino Wade Wilson fazendo piada com a incongruência da viagem no tempo das duas versões.

Até o momento, a Marvel Studios ainda não revelou os planos para o retorno de Deadpool para as telas. Antes do acordo entre Disney e Fox, o personagem retornaria em um filme da X-Force, mas que provavelmente deve ter sido adiado.

Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! O que? Kristen Stewart como uma Capitã América lésbica? Você viu que o Pantera Negra irá liderar os Guardiões da Galáxia na Fase 4? E que Steve Rogers deve voltar como vilão na Fase 4? Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!