Streaming

Por que Pennywise, de It: A Coisa, é tão assustador

It: A Coisa foi um dos filmes de terror mais bem sucedidos dos últimos tempos; e sua recém-lançada sequência não fica muito atrás em termos de sucesso. O longa aposta em uma criatura que consegue assumir qualquer forma e se alimentar do medo de jovens e crianças. Pennywise aparece como um palhaço em sua forma “tradicional”, e arranca arrepios até dos espectadores mais durões.

Por que tenta gente tem medo de palhaços? O fenômeno dos palhaços assustadores começou pela cultura pop, ou filmes e séries foram influenciados pelos medos da própria sociedade?

O medo extremo de palhaços tem até um nome específico: coulrofobia. O transtorno pode causar ataques de pânico e surtos nervosos. Por isso, Stephen King e Andy Muschietti acertam em utilizar Pennywise como um símbolo universal do medo e terror.

Para aproveitar o lançamento de It: A Coisa 2, preparamos alguns fatos sobre o simbolismo, a história e as explicações científicas e sociológicas do medo de palhaços; confira abaixo!

Estudos clínicos

Existem alguns estudos clínicos importantes que tentam explicar a psicologia por trás do medo de palhaços. De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Sheffield, “palhaços são universalmente detestados por crianças, e algumas delas os consideram assustadores e misteriosos”.

De acordo com o estudo, a maioria das crianças teme os palhaços porque a maquiagem característica esconde a verdadeira forma de seus rostos. Potencialmente, o cérebro infantil pode interpretar a pintura como um “disfarce”, que esconde alguma ameaça. Além disso, é difícil para os pequenos interpretar as expressões faciais de pessoas de cara pintada.

Outro estudo, conduzido pela Universidade Estadual da Califórnia, concluiu que crianças pequenas são “muito reativas a um corpo familiar com um rosto diferente”. Crianças não gostam de disfarces. A característica pode ser observada não só na relação infantil com os palhaços, mas com qualquer pessoa familiar que muda abruptamente de visual.

Pennywise

Falando sobre Pennywise, o diretor Andy Muschietti falou sobre a razão do palhaço ser tão assustador. Segundo o cineasta, o vilão é bem sucedido em sua missão de assustar devido à sua imprevisibilidade.

“Pennywise faz coisas que não têm sentido nenhum, mas são assustadoras devido à sua estranheza”, afirmou Muschietti.

Resumindo, Pennywise é assustador pois a imprevisibilidade é assustadora. A própria existência do ser sobrenatural desafia as leis da estabilidade. Ele vai contra tudo que os personagens de It conhecem, e por isso consegue pegá-los de surpresa na maioria das vezes.

O fato do personagem assumir a forma de um palhaço não é um acidente. Ele é tão confiante como é perverso. Normalmente, quase se pensa em um serial killer ou assassino, se pensa em alguém que pode se disfarçar na sociedade, viver entre pessoas normais sem ser percebido e sem chamar a atenção.

Alguém tão tenebroso assumir um visual que ostensivamente chama a atenção, é o verdadeiro epítome da imprevisibilidade.

O Clube dos Perdedores

Por que Pennywise foca seus esforços no Clube dos Perdedores? O palhaço sobrenatural conseguiria provavelmente aterrorizar e comer qualquer jovem ou criança de Derry. Por que ele escolhe exatamente os membros da turma?

Vale lembrar que o personagem afirmou em It: A Coisa que o medo deixa a carne das crianças mais apetitosa.

Pennywise é atraído pelo Clube dos Perdedores pois eles já haviam sofrido. Eles sofreram abuso, bullying ou outra situação traumática na infância, e com isso perderam a inocência e tiveram suas mentes modificadas por algo que as outras crianças nem tem ideia. Seja por abuso, trauma ou alienação, Pennywise percebeu que a turma seria o banquete perfeito.

Pennywise assume o controle. Ele usa seus poderes para manipular suas vítimas, e por isso aparece em formas diferentes para aterrorizar cada personagem em particular.

Adultos

Curiosamente, na segunda vez que o Clube dos Perdedores enfrenta It, ele ainda se manifesta como Pennywise. O motivo dessa aparição por ser explicado pelas lesões psicológicas causas pelo primeiro encontro com a criatura sobrenatural.

Essas lesões emocionais, que para a maioria dos personagens representou a razão para a saída de Derry, deixaram marcas perceptíveis até mesmo em suas versões adultas. O relacionamento dos personagens com Pennywise é bem parecido com o relacionamento de adultos com traumas de infância.

Os reflexos psicológicos do abuso infantil podem demorar anos para se manifestarem, e na maioria das vezes são relacionados a gatilhos que remontam à experiência traumática inicial. É por isso que It: A Coisa 2 vai contar com flashbacks ambientados em 1989, porque a turma vai recuperar memórias há muito esquecidas. Eles não são narradores confiáveis pois reprimiram tudo que se relacionou à primeira experiência.

A conclusão é: palhaços são assustadores, e o simbolismo da relação de Pennywise com o Clube dos Perdedores é ainda mais aterrorizante.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.