Netflix

Eli: Explicamos o final perturbador do filme da Netflix

CONTÉM SPOILERS

No novo terror da Netflix, Eli, um garoto com um distúrbio auto-imune (Charlie Shotwell) é levado para um centro de tratamento remoto na última esperança de curar sua condição – mas o final revela que há mais em sua doença do que o que é conhecido. Dirigido por Ciarán Foy, Eli conta com Lili Taylor como a enigmática Dra. Horn, Max Martini e Kelly Reilly como os pais de Eli, Paul e Rose, e Sadie Sink (Stranger Things) como uma garota local chamada Haley, que faz amizade com Eli.

Dizem a Eli que ele precisa passar por uma série de três tratamentos para corrigir sua mutação genética, mas os dois primeiros parecem deixá-lo ainda mais doente do que antes. Para piorar a situação, ele é atormentado pelos fantasmas de pacientes anteriores, que sugerem que ele está sendo enganado e, a certa altura, tentam arrastá-lo para fora.

Eli percebe que a palavra “MENTIRA” que os fantasmas estão soletrando diz “317” quando vista de cabeça para baixo, e com um pequeno aviso de Haley deduz que esse deve ser o código para a ala médica. Ele vai até lá e encontra registros médicos mostrando que os três pacientes anteriores morreram após receber o terceiro tratamento.

Apesar dos protestos de Eli, ele é arrastado para a ala médica. Ele consegue escapar e foge para o quarto da Dra. Horn, onde descobre uma passagem secreta que leva a uma câmara estranha.

Dentro, há um altar e um poço coberto por uma pedra com um símbolo religioso. Antes que ele possa entender o que está acontecendo, ele é trancado dentro da câmara pela Dra. Horn.

Exposto ao ar não purificado, Eli começa a hiperventilar, com sua pele ficando vermelha, até que finalmente desmaia. Ele não morre, no entanto – porque ele realmente não tem uma doença auto-imune.

Eli não está doente – ele é o filho do diabo

A reviravolta final de Eli é que a Dra. Horn não é apenas uma médica, mas uma freira, e ela está tentando usar a edição de genes para livrar os filhos do diabo de sua corrupção. Infelizmente, ela não teve muita sorte até agora, já que Rose descobre os corpos dos três pacientes anteriores na cova da câmara ritual, seus corpos embrulhados e cobertos com símbolos para evitar que seu mal escape (sem sucesso).

Mais tarde, Rose revela a Eli que quando ela estava tendo problemas para engravidar, suas orações eram ignoradas por Deus, então ela começou a orar ao diabo. Ele se ofereceu para lhe dar um filho, prometendo que Eli não seria como ele – o que era, obviamente, uma mentira.

Os “tratamentos” que a Dra. Horn vem realizando são uma mistura de remédios e exorcismo. O gotejamento intravenoso de Eli era na verdade água benta, e as injeções que lhe foram dadas eram raiz de tannis, projetadas para controlar sua verdadeira natureza enquanto a Dra. Horn trabalhava em seus genes.

Quando fica claro que o tratamento falhou mais uma vez, a Dra. Horn oferece pelo menos salvar a alma de Eli realizando um ritual e matando-o com uma adaga sagrada. Paul segura uma Rose perturbada depois que ela tenta liberar Eli, e o ritual é realizado, mas Eli usa seus poderes telecinéticos para impedir que a adaga perfure seu peito.

Ele então marionetiza os corpos da Dra. Horn e de suas enfermeiras, virando-os de cabeça para baixo com os braços abertos para formar uma cruz invertida, antes de incendiá-los. Terrível.

Paul tenta esfaquear Eli com a adaga para completar o ritual, mas Eli o interrompe e usa seus poderes para esmagar o crânio de Paul. Com pele vermelha e olhos demoníacos, ele põe fogo na casa e sai – poupando apenas Rose, que tentou ajudá-lo e pede perdão por tudo o que ela fez com ele.

Mas Rose não é a única aliada de Eli no mundo. Não mesmo.

Haley é meio-irmã de Eli

Ao longo de Eli, é sugerido muitas vezes que Haley é mais do que apenas uma garota local entediada. Ela sabe exatamente onde fica o quarto de Eli, jogando pedras na janela para chamar sua atenção, e quando ele vai encontrá-la no conservatório, ela mostra um “truque de mágica”, onde ela põe fogo em um galho na mão sem ser queimada.

Ela também diz que a Dra. Horn não gosta dela e não a deixa entrar no prédio. É Haley que garante a Eli que outros pacientes também viram fantasmas, e ela sugere que o número “317” pode ser um código para uma porta.

Quando Eli tenta escapar antes do tratamento final, Haley o encoraja, dizendo: “Você é muito mais forte que os outros.”

Depois que Eli escapa, Haley está do lado de fora esperando por ele. Ela explica que também é um dos filhos do diabo e que os três pacientes anteriores eram seus meio-irmãos.

Na verdade, ela não podia dizer a verdade a Eli ou tirá-lo de casa, porque o pai deles insiste em que os filhos garantam seu lugar, mas ela poderia guiá-lo na direção certa. Depois que ele se liberta, ela se oferece para levá-lo ao pai – e instrui Rose, que agora aceitou a verdadeira natureza de Eli, a dirigir o carro.

Por que Eli ficou doente quando saiu

Um detalhe que não é explicitamente explicado no final de Eli é o motivo pelo qual exatamente ele parecia ter uma forte reação alérgica quando exposto ao ar normal, mesmo com um simples rasgo em seu traje de Hazmat. Dra. Horn diz a ele que sua doença não vem de fora, mas de dentro, e ela também revela que trabalha com os pais dele há muito tempo.

Juntando tudo isso, é possível concluir que havia um elemento extra na sala de bolhas de Eli em casa, seu traje Hazmat e até na câmara na casa da Dra. Horn: eles não estavam simplesmente mantendo o ar purificado de germes ou poeira, mas foram religiosamente reforçados para manter Eli no “ar sagrado” purificado que impedia seu verdadeiro eu de emergir.

Depois de matar todos, exceto a mãe e incendiar a casa, Eli sai e sua pele vermelha e olhos demoníacos desaparecem, indicando que as reações alérgicas que ele está tendo foram simplesmente o primeiro estágio de uma transição que seus pais haviam conseguido impedir anteriormente. Com o pleno conhecimento e compreensão do que ele é, ele é capaz de ser como Haley: parecendo normal para esconder seu lado demoníaco.

Quanto ao que ele fará uma vez livre… Bem, provavelmente não é nada bom.

Eli está disponível no catálogo da Netflix. Trata-se de mais uma produção original do serviço de streaming.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.