Streaming

Vingadores: Ultimato prova que Marvel tem "momento Martha" pior que o da DC

Milhões de fãs assistiram Batman v Superman e todos os longas da Marvel, incluindo Homem de Ferro e Vingadores, então há uma boa chance de que a maioria tenha notado um fato importante: os super-heróis amam suas mães. Enquanto o “momento Martha” da DC é muito questionado, Vingadores: Ultimato provou que existe uma versão pior disso na Marvel para o Homem de Ferro.

Essa observação não pretende diminuir Maria Stark ou engrandecer Martha Wayne. Essas duas personagens foram parecidas: foram criadas para serem mortas e seus filhos viraram bilionários problemáticos.

Elas foram “usadas” por Zack Snyder e pelos irmãos Russo para reverter completamente as direções de seus personagens principais. Em Batman v Superman, o “momento Martha” é de grande destaque, impossível de não ser percebido.

Mas depois que Vingadores: Ultimato mostra sobre o que a história do Homem de Ferro sempre foi, os fãs se lembraram de algumas coisinhas sobre Guerra Civil… E a Marvel não deve gostar disso.

Bruce Wayne ama sua mãe (e ficou louco por causa disso)

Compreender o que está em ação na subtrama da mãe de Bruce Wayne não é complicado. Batman v Superman mostra que Bruce está constantemente revivendo as duas experiências mais traumáticas de sua vida, basicamente todas as noites… quando ele se permite dormir entre doses de comprimidos e álcool.

O assassinato de seus pais (de sua mãe, especificamente), terminando com a última palavra de seu pai, “Martha”. E a batalha de Metrópolis, na qual Superman é responsável por “matar sua família”.

Através dos pesadelos de Bruce, é claro que ele combinou os dois traumas, espalhando a culpa de Superman até a morte de sua mãe e consolidando sua missão de matar o super-herói. Ele queria vingar os dois momentos em que ele foi incapaz de proteger sua família.

Avançando rapidamente para o que deveria ser o momento da vitória de Bruce, Batman estava pronto para matar o Superman. Os dois traumas surgem juntos quando Superman, não o pai de Bruce, pronuncia o nome de sua mãe: “Você está deixando ele matar Martha.”

Percebendo que ELE se tornou o vilão, Bruce fica atordoado. O ponto é claro: Bruce Wayne é vulnerável quando se trata de sua mãe.

Você viu que a DC anunciou sua série mais BIZARRA até agora? Esses 8 heróis da DC tem os mesmos poderes que heróis da Marvel! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O Batman de Titãs finalmente chegou… E os fãs odiaram! Mas o herói já esteve em outras séries… Confira as melhores! Veja como Brooklyn Nine-Nine foi oficializado no universo da DC graças ao Batman, a teoria de que Aqualad estará morto em Titãs e muito mais no Observatório de Séries.

O mesmo vale para Tony Stark… Mas é aqui que está o grande problema.

Tony Stark ama sua mãe (mas ela “não existia” até agora)

A mesma ideia básica é o que alimenta a própria reviravolta de Tony Stark, mas aqui existe o oposto de Bruce Wayne. Novamente, chega em um momento que deve ser uma vitória: Zemo está encurralado e derrotado, contando apenas com Tony e Steve se virando um contra o outro (o que não aconteceria porque são amigos).

Mas, no mesmo momento, é a menção à morte da mãe de Tony – desculpe, o assassinato da mãe de Tony – que o atordoa. Desta vez, ele muda de um amigo para um assassino.

Os fãs podem compreender a decisão de Tony Stark em querer vingança. Ele aceita a missão de assassinar um homem que sofreu lavagem cerebral para cometer o ato… e também seu amigo mais velho, se ele tentar impedi-lo.

Mas o que torna esse momento tão problemático no contexto de sua própria história não é se o público pode entender a raiva de Tony quando se depara com o homem que “matou sua mãe”, mas o fato de que isso simplesmente nunca foi grande parte de sua narrativa. A Marvel nunca ligou muito para a mãe de Tony.

Para iniciantes: através das CINCO aparições anteriores do Homem de Ferro, a mãe de Tony nunca existiu (ela também não existe depois disso). Ela finalmente consegue uma cena para que o público seja lembrado de sua existência, antes de descobrirem que ela é o verdadeiro ponto fraco de Tony… basicamente no momento em que ele revela que está disposto a cometer um assassinato para vingá-la.

E, se houver alguma dúvida, esse é o maior passo em falso na narrativa do MCU, o que Vingadores: Ultimato deixou claro. Porque todos os fãs do Homem de Ferro sabem: o ponto fraco de Tony nunca foi sua mãe.

A história de Tony é sobre seu pai

Talvez nunca entendamos o que levou os irmãos Russo a motivar a tentativa de assassinato de Bucky por Tony usando a morte de sua mãe, mas será difícil para qualquer fã do Homem de Ferro ou do MCU negar a história que os filmes anteriores estavam realmente contando. No primeiro Homem de Ferro, o relacionamento de Tony com seu pai é basicamente inexistente, algo de que Tony se protege com piadas e humor.

Em Homem de Ferro 2, o relacionamento de Tony com seu pai é mostrado como muito mais complicado e doloroso, mas no fim ele fica emocionado com a mensagem de amor, orgulho e esperança de Howard. Homem de Ferro 3 e Vingadores: A Era de Ultron sugeriam que esses problemas tiveram um fechamento.

Então, por que Guerra Civil não usou a morte do pai em vez da morte da mãe para motivar o Homem de Ferro a querer vingança? Por que não mostrar que, durante todos estes filmes, Tony foi leal ao pai, e não ao Capitão América?

Vingadores: Ultimato é a maior prova de que esta deveria ter sido a reviravolta. Afinal, a história do Homem de Ferro no MCU flui através de todos os estágios de luto pela morte do seu pai.

Em Guerra Civil, ele teve a chance de se vingar e ficou em negação, perdido em raiva. Na batalha com Thanos, acreditava que estava fazendo exatamente o que o Homem de Ferro foi criado para fazer. De volta à Terra, exibiu depressão hostil, fugindo completamente dos amigos.

Depois, finalmente encontrou aceitação, tendo a chance de visitar seu pai e encontrar paz. Isto o preparou para servir “o bem maior” em vez de seu próprio interesse. É toda essa dinâmica entre Howard e Tony que fez Guerra Civil ter perdido uma oportunidade tão grande.

A Marvel Studios está DESTRUINDO a Marvel Televison! E esses 8 heróis da Marvel tem os mesmos poderes que heróis da DC! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.