Streaming

Cena com pênis azul em Watchmen é mais importante do que você imagina

Cuidado! Spoilers de Watchmen, da HBO.

Chegou a hora de falar da grande polêmica do mundo das séries neste mês: O pênis do Doutor Manhattan em Watchmen, da HBO.

O órgão sexual do Doutor Manhattan já é uma piada antiga dos fãs de Watchmen, seja nos quadrinhos ou no filme dirigido por Zack Snyder. Apesar da ausência deste “elemento” no primeiro episódio, o segundo já trouxe essa questão sem titubear.

Questionado sobre a cena, o ator Tom Mison (que vive o Doutor Manhattan em Watchmen) revelou que o órgão que aparece na cena não é seu de verdade.

“Eu vou começar dizendo, ‘Esse não é o meu pênis’. Eu vou precisar ir pro Twitter e levantar a hashtag #NaoEMeuPenis”, brincou o astro de Watchmen em entrevista ao TV Line.

Apesar de toda a brincadeira, é interessante lembrar que essa questão é mais importante do que ela aparente à primeira vista. Em um artigo, o Digital Spy discutiu o “pênis azul” de Watchmen.

Mais do que nudez gratuita

Apesar do Doutor Manhattan não ter aparecido diretamente ainda, o terceiro episódio de Watchmen mostrou uma “homenagem” para o personagem por meio de Laurie Blake, que usa um pênis de borracha azul gigante para “se lembrar” dele.

Apesar das piadas e referências, o pênis do Doutor Manhattan não tem nada de sexual. O co-criador de Watchmen já descreveu esse elemento da história como, “uma escultura clássica”.

Mas se isso não tem uma relevância sexual para a história, por que o Doutor Manhattan aparece nu em Watchmen? Na verdade isso tem um significado muito mais filosófico do que qualquer outra coisa.

A nudez em público na nossa sociedade é conhecida como um sinal de vergonha. Por isso, quando o Doutor Manhattan aparece nu em Watchmen, a mensagem passada é a de que ele está se distanciado da humanidade, ou seja, ele não se importa com esses estigmas e construções sociais.

É por isso que esse elemento da história não existe para ser visto como algo sexy, e sim algo muito mais profundo do que imaginamos. Ainda não sabemos se o Doutor Manhattan vai aparecer de fato em Watchmen, mas essa referência certamente já está presente na história da série. Resta saber como ela será explorada.

Watchmen está exibindo sua 1ª temporada na HBO.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.