Streaming

Os vilões da Marvel que quase apareceram em Vingadores: Ultimato

A batalha final com Thanos em Vingadores: Ultimato é uma das cenas mais monumentais e ambiciosas já colocadas no cinema. Quase três dezenas de heróis identificáveis ​​da Marvel aparecem na tela para batalhar com os exércitos do Titã Louco – e eles quase tiveram outro exército para enfrentar também.

De acordo com Matt Aitken, um artista de efeitos visuais da Marvel, os Elfos Negros quase apareceram, depois de terem sido liderados por Malekith em Thor: O Mundo Sombrio. A batalha final foi um enorme desafio técnico multilateral, e os comentários de Aitken foram parte de uma explicação abrangente da sequência, que também incluía lembranças do editor do filme, Jeff Ford, do produtor executivo Trinh Tran, dos roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, entre outros.

É uma retrospectiva fascinante sobre como o cinema de grande sucesso opera em tempo semi-real e o quão duro todos trabalham para incluir o máximo de retornos divertidos e momentos legais possíveis para a diversão do público, sem pesar desnecessariamente a narrativa do filme.

Particularmente com uma sequência tão complexa como a batalha final de Vingadores: Ultimato, sempre haverá cerca de um milhão de coisas lançadas durante o processo de produção, desde a criação de roteiro até as filmagens.

Embora tivesse sido divertido ver os vilões de orelhas pontudas entrando no campo de batalha ao lado dos exércitos de Thanos, no final das contas, isso não faria muito sentido narrativo – e Aitken sugeriu que essa participação especial dos Elfos Negros foi cortada para dar espaço para uma adição às forças dos Chitauri, que não tinha sido vista antes.

Por que os Elfos Negros foram cortados de Vingadores: Ultimato?

Embora Aitken não tenha revelado muito, ele seguiu sua observação sobre a não aparição dos Elfos Negros, apontando com entusiasmo que os Chitauri haviam trazido uma nova geração de soldados para a festa.

“Os caras que são novos são particularmente os gorilas de Chitauri”, explicou. “Vemos os Chitauri liderando-os por correntes e depois os libertam. Eles não são do tamanho de King Kong, mas sim, criaturas como gorilas gigantes, alienígenas que são uma força formidável a ser reconhecida no campo de batalha.”

É uma escolha compreensível – especialmente considerando que, por mais elegante que tivesse sido ver um monte de Elfos Negros saindo de um portal para se juntar à briga, isso basicamente equivaleria a um fan service desnecessário. Por outro lado, embora tenha sido uma decisão razoável manter o foco narrativo nos Chitauri, também é uma pena não dar aos Elfos Negros uma última aparição.

É claro que Thor: O Mundo Sombrio é geralmente reconhecido como uma das produções mais fracas do MCU, mas isso se deve em grande parte à natureza esquecível de Malekith. É inteiramente possível que a única razão pela qual você se lembre de que ele exista seja por causa deste artigo, mas isso não diminui a importância dos Elfos Negros na história de Asgard e, portanto, no conhecimento do MCU.

Dar aos vilões outra oportunidade de aparecer teria oferecido uma chance de se relacionar com a história da franquia, e talvez os tivesse retroativamente feito um pouco mais dignos de nota em geral – além disso, suas naves eram altamente estilizadas e legais, o que teria acrescentado um pouco de variedade visual à batalha final.

Problemas causados por sua inclusão

Além da simples questão técnica de ter uma categoria extra inteira de combatentes para renderizar na pós-produção, há uma boa razão narrativa para a exclusão dos Elfos Negros da cena: simplesmente, suas motivações não têm nada a ver com Thanos. Os próprios Elfos não estavam servindo Thanos em suas tentativas de recuperar a Joia da Realidade – era um meio para acabar com sua contínua disputa com os Asgardianos, pois alimentava as transformações de seus soldados nos superpoderosos monstros Kursed.

Além disso, há o fato de que, na conclusão de Thor: O Mundo Sombrio, parecia que a maioria dos Elfos Negros morreu durante a batalha final, quando Malekith tentou destruir o universo durante a Convergência dos Nove Reinos. Além de uma pequena participação especial (um único Elfo Negro é mostrado em Guardiões da Galáxia), é perfeitamente possível que os Elfos Negros estejam efetivamente extintos.

Tentar justificar sua presença durante a batalha final de Vingadores: Ultimato também poderia ter tirado o tempo vital de prioridades narrativas mais importantes, como, por exemplo, o Capitão América lutando contra Thanos. De qualquer maneira, o lugar de Thor: O Mundo Sombrio no cânone da Marvel foi ampliado e, em virtude da jornada de Thor para visitar sua mãe Frigga momentos antes de sua morte.

No final do dia, a decisão de eliminar os Elfos Negros de Vingadores: Ultimato foi provavelmente a certa. As mentes criativas por trás do filme e seu grande confronto final tinham narrativas suficientes para fazer malabarismos – adicionar mais um elemento desnecessário poderia ter sido o bastante para acabar com tudo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.