Streaming

Valquíria? Anjo da Morte? Conheça a misteriosa personagem da temporada final de Vikings

A temporada final de Vikings promete um desfecho épico para a saga dos filhos de Ragnar Lothbrok. Fãs esperam uma reta final repleta de adrenalina e drama, com grandes batalhas e reviravoltas chocantes.

Os últimos episódios devem trazer a despedida de vários personagens importantes, e a introdução de algumas figuras novas. Uma delas é a Valquíria, apresentada em um dos teaser mais recentes de Vikings.

É possível que a nova personagem da temporada final de Vikings seja essencial para a trama de alguns dos guerreiros mais importantes da saga. Confira abaixo tudo que sabemos sobre a Valquíria!

Visita inesperada

O novo teaser de Vikings começa com a introdução da misteriosa personagem, que aparece como uma mulher loira com o rosto marcado por tatuagens ritualísticas.

Todo o vídeo traz como temática os rituais dos Vikings, o que pode representar uma virada da temporada final da série em direção a uma trama mais sobrenatural.

“Eu tenho muitos nomes. Valquíria. Eleitora dos Caídos. Anjo da Morte. Para os escolhidos, o fim está próximo”, afirma a sinistra mulher.

Os personagens de Vikings que ganham maior destaque no teaser do Anjo da Morte são Lagertha, Ubbe e Hvitserk.

Quem são as Valquírias?

A primeira referência de Vikings às Valquírias aconteceu no primeiro episódio da série, intitulado “Ritos de Passagem”. Ragnar tem uma visão de “anjos” carregando os guerreiros mortos em batalha para Valhalla.

Desde então, as donzelas divinas foram mencionadas várias vezes, inclusive na icônica cena da morte de Ragnar, na qual o guerreiro promete que “as Valquírias vão o receber em Valhalla”.

O termo Valquíria tem origem na antiga palavra nórdica “Valkyrja”, que por si só é a combinação do “valr” (caído) e “kjósa” (escolher). Ou seja, Valquíria significa literalmente “aquela que escolhe os caídos”.

As donzelas da batalha

As Valquíria são um grupo de mulheres sobrenaturais com a tarefa de decidir quais guerreiros morrem em batalha e quais permanecem vivos, de acordo com a mitologia dos Vikings.

As principais representações originais das Valquírias acontecem nos épicos poemos nórdicos do século XIII, como a Edda Poética, a Edda Prosaica e a Saga de Njáls.

As entidades mágicas percorrem os campos de batalha e levam para o palácio de Valhalla metade dos guerreiros mortos (a outra metade fica para a deusa Freyja). Lá, os combatentes passam a eternidade bebendo, lutando e se preparando para a grande batalha do Ragnarök.

As Valquírias se estabeleceram como as criaturas nórdicas mais conhecidas da cultura pop. Elas aparecem em video games, óperas, filmes e até mesmo no MCU, pela personagem interpretada por Tessa Thompson.

A saga dos filhos de Ragnar

Nas sagas nórdicas, era comum que as Valquírias aparecessem apenas no final, servindo como “recompensa” para os guerreiros de valor que dão suas vidas em batalha. As guerreiras servem o deus Odin, que já apareceu em Vikings no episódio da morte de Ragnar.

Por isso mesmo, a temporada final é o momento perfeito para a introdução da personagem. Muitas pistas encontradas por fãs no novo teaser, indicam que a Valquíria será peça-chave na morte de algum dos filhos de Ragnar, possivelmente em algum ritual.

E provavelmente, Hvitserk será a vítima. O personagem de Marco Ilsø aparece com os olhos repletos de sangue e amarrado a uma estaca. A cena mostra o personagem de Vikings sendo queimado vivo. Uma das cenas subsequentes também mostra uma grande fogueira.

Ubbe, Bjorn e o Rei Harald podem ser vistos em um funeral, e embora a identidade do morto não tenha sido revelada oficialmente, Hvitserk é a aposta mais sólida.

O destino de Lagertha

Lagertha é outra personagem que pode encontrar seu fim na temporada final de Vikings. A guerreira parece ser aposentado sua espada e escudo, pronta para se acostumar com uma vida tranquila na velhice.

No entanto, enquanto Ivar permanecer vivo, Lagertha nunca terá sossego. O filho de Ragnar quer acima de tudo a morte da personagem, e não vai descansar enquanto não atingir seu objetivo.

Durante as 5 temporadas de Vikings, a própria imagem de Lagertha foi relacionada várias vezes às Valquírias. A personagem representa alguns dos aspectos mais importantes das guerreiras divinas, e pode ser considerada uma “Valquíria da vida real”.

Por isso, muitos fãs acreditam que a temporada final de Vikings vai terminar transformando Lagertha em uma Valquíria de verdade após sua morte.

Uma possibilidade terrena

Embora os poderes mentais do Vidente tenham sido confirmados, Vikings nunca foi uma série que investiu parte considerável de sua trama com aspectos sobrenaturais.

Dessa forma, é difícil acreditar que uma Valquíria “de verdade” será uma das protagonistas da temporada final de Vikings. A possibilidade mais sólida é que a misteriosa mulher apenas assume o título da entidade divina, com propósitos bem mais terrenos.

Com a morte do Vidente, Kattegat ficou sem um líder místico. Muitos fãs acreditam que a Valquíria na verdade é uma nova sacerdotisa, que vai guiar o povo da aldeia para ritos diferentes. Como recentemente Ivar era o “deus” de Kattegat, a comunidade foi deixada com uma grande lacuna espiritual.

Por isso, e pelas marcas ritualísticas e pinturas corporais da nova personagem, tudo leva a crer que a Valquíria de Vikings na verdade é mais humana do que muita gente imagina.

Vikings retorna em 4 de dezembro com sua temporada final.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.