Streaming

Filme da Fase 4 do MCU pode consertar grande erro de Vingadores: Ultimato

Viúva Negra tem o poder de dar para Natasha Romanoff um final melhor do que Vingadores: Ultimato. O mais recente longa-metragem dos Vingadores mostrou os heróis sobreviventes trazendo de volta aqueles que desapareceram depois de Thanos estalar os dedos, mas também mostrou dois personagens amados morrerem: Homem de Ferro e Viúva Negra.

Tony Stark teve um final heroico que trouxe um fechamento satisfatório (embora triste) ao seu arco, mas o mesmo não pode ser dito sobre a Viúva Negra. A missão final de Natasha era voltar no tempo com Gavião Arqueiro para Vormir, a fim de obter a Joia da Alma – mas, como Thanos e os telespectadores descobriram, a Joia só podia ser adquirida sacrificando alguém amado e Natasha se sacrificou.

Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, foi apresentada em Homem de Ferro 2 e apareceu em mais seis filmes da Marvel: Os Vingadores, Capitão América: O Soldado Invernal, Vingadores: A Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Embora ela fizesse parte dos Vingadores originais do MCU, ela era constantemente negligenciada pelos escritores, que ou deram a ela arcos perturbadores que não se encaixavam (como aconteceu em A Era de Ultron) ou eles simplesmente não se incomodaram em desenvolver sua história.

Como resultado, sua morte em Vingadores: Ultimato foi um dos momentos mais criticados do filme da Marvel.

Vingadores: Ultimato foi a aventura final de Natasha, mas os fãs poderão vê-la mais uma vez em seu filme solo, que servirá de prelúdio, já que se passa após os eventos de Capitão América: Guerra Civil – e, esperançosamente, este filme dará para ela um final melhor.

Os problemas com a morte da Viúva Negra em Vingadores: Ultimato

Em todas as suas aparições no MCU, os espectadores realmente não sabiam quem era Natasha Romanoff. Vingadores: A Era de Ultron ofereceu um pouco de história de fundo através do pesadelo induzido por Feiticeira Escarlate, em que Natasha foi vista durante seu treinamento de assassina na Sala Vermelha, na Rússia.

Também foi revelado através dessa visão que todos os que estavam em treinamento foram forçados a serem esterilizados, algo que a própria Natasha disse mais tarde que a fez se sentir como um monstro. Seu arco em Vingadores: A Era de Ultron foi muito ruim, tanto que foi esquecido nos filmes subsequentes, mas sua história não foi mais explorada.

Dessa forma, a morte de Natasha foi percebida por muitos como a personagem feminina que teve que se sacrificar pelo bem de um personagem masculino (mesmo que fosse para ajudar a trazer de volta metade do universo, o ato estava mais focado em seu relacionamento com Gavião Arqueiro), o que obviamente não atraiu muitos espectadores. Gavião Arqueiro sobrevive explicitamente por causa de sua família e o sacrifício da Viúva Negra apenas torna seu arco já problemático (ou falta dele) ainda pior, e ignora completamente que, na primeira parte do filme, ela chamou a equipe de família.

Também não está claro como a morte dela cumpre as regras para obter a Joia da Alma. Em Vingadores: Guerra Infinita, ficou claro que uma pessoa tem que optar por desistir da pessoa que ama, mas, no caso de Natasha e Clint, eles se escolheram, e Natasha acabou se matando.

Isso apenas torna as regras dentro do MCU ainda mais estranhas e flexíveis, o que não ajuda em nada. Sua morte também foi deixada de lado pelo resto do filme, exceto quando o Hulk disse que tentou trazê-la de volta quando ele desfez o estalo.

Ao contrário de Stark, ela não conseguiu um funeral ou qualquer tipo de cerimônia, com Joe Russo justificando isso dizendo que ela vai ganhar um novo filme e Tony, não. A verdade é que, enquanto Tony Stark era uma figura maior que Natasha Romanoff, ela nunca parou de trabalhar para ajudar os outros, nem nos cinco anos entre matar Thanos e desfazer o estalo, enquanto Tony teve uma pausa na vida de super-herói antes disso.

Levando isso em conta, juntamente com o subdesenvolvimento da personagem, tanto a morte quanto a falta de funeral pareciam um desserviço para ela, e seu sacrifício acabou sendo nada mais que uma conveniência de enredo.

Viúva Negra pode configurar melhor a morte de Natasha

Viúva Negra é a chance final do MCU de mostrar aos espectadores quem realmente era Natasha Romanoff, de onde ela veio e quais eram suas motivações. O filme da Marvel seguirá Natasha enquanto ela foge das autoridades após os eventos de Guerra Civil e se reúne com pessoas de seu passado, especificamente Yelena Belova (Florence Pugh), Alexei Shostakov, também conhecido como Guardião Vermelho (David Harbor), e Melina (Rachel Weisz).

O primeiro trailer de Viúva Negra não revelou detalhes da trama, mas está fortemente implícito que o filme explorará a Sala Vermelha (como parte de seu passado e as operações deste lugar naquele momento), o que ajudará o público conhecer e entender melhor sua história.

Viúva Negra pode dar aos fãs um vislumbre de sua transformação de assassina russa em heroína, como e por que suas motivações mudaram e a base do que a levou a se sacrificar para salvar a humanidade. Embora nenhum dos Vingadores esteja previsto para aparecer, o filme também pode explorar seus laços com a equipe, especialmente Gavião Arqueiro, justificando no processo por que seu sacrifício contou como um “amor” pelas regras da Joia da Alma – e os fãs estavam esperando por uma explicação sobre a famosa missão de Budapeste, então é agora ou nunca.

Como mencionado acima, Viúva Negra teve consistência zero em todas as suas aparições no MCU, e seu filme solo é a última oportunidade de lhe dar um arco de heroína completo que pode ajudar a criar alguma coesão com suas aparições passadas, além de justificar sua morte.

O filme solo da Viúva Negra pode dar a ela um final melhor no MCU

Vingadores: Ultimato foi a missão final de Natasha, mas Viúva Negra é seu filme final, não importa se é um prelúdio. Dessa forma, tem o poder de dar a Natasha um final melhor que pode impactar a morte de sua personagem e mudar a opinião e a percepção geral dela.

Claro, como isso vai acontecer é um mistério, mas algumas teorias e idéias surgiram do que se sabe até agora sobre o enredo do filme. Viúva Negra presumivelmente terminará com Natasha se reunindo com Steve Rogers, no momento em que Vingadores: Guerra Infinita começou.

O motivo de ela ter escolhido voltar, continuar lutando e ser uma heroína pode depender de muitas coisas, mas sua família russa pode ter algo a ver com isso. Se for esse o caso, traria muito mais ao seu arco do que qualquer uma de suas aparições anteriores, e daria à morte de Vingadores: Ultimato um contexto emocional.

A morte da Viúva Negra não vai mudar, mas os eventos que aconteceram antes e que levaram Natasha a fazer o que ela fez podem mudar isso e dar um significado real. Além disso, Viúva Negra pode fazer justiça à personagem, explorando e desenvolvendo adequadamente sua história – algo que deveria ter acontecido há muito tempo, mas antes tarde do que nunca.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.