Fãs de Keanu Reeves comemoraram na última semana um anúncio muito importante. Em 2021, dois grandes filmes do ator vão chegar aos cinemas no mesmo dia: Matrix 4 e John Wick 4. Os dois estreiam em 21 de maio de 2021.

O fato de duas franquias enormes terem novos capítulos lançados exatamente no mesmo dia é extremamente incomum em Hollywood. Ainda mais quando os filmes são protagonizados pelo mesmo ator.

Como os dois filmes de Keanu Reeves planejam atingir a mesma parcela da audiência, cinemas podem ficar pequenos para a competição.


John Wick 4 ou Matrix 4: qual tem o maior potencial nas bilheterias? O site Screen Rant tentou responder essa intrigante pergunta.

Adiamentos e mudanças

Existem precedentes na história do cinema de distribuidores mudando a data de lançamento de alguns filmes para evitar competição direta.

Em 2014, a Warner mudou a data de estreia de Batman vs. Superman de 6 de maio para 25 de março. Embora a empresa tenha negado, muitos fãs acreditam que a atitude foi tomada para evitar a concorrência de Capitão América: Guerra Civil, que estreou na mesma data.

Considerando o poder de Matrix como franquia, é possível que John Wick 4 tenha sua data de estreia modificada. Os filmes do mundo dos assassinos são considerados parte de uma das melhores franquias de ação da atualidade, mas até mesmo o mais lucrativo da saga não conseguiu atingir a bilheteria dos filmes de Matrix.

A questão é: fãs ainda estão interessados na história de Neo depois de tantos anos?

O problema de Matrix

O último filme de Matrix a chegar aos cinemas foi Matrix: Revolutions, lançado em 2003. Embora as duas sequências do original tenham sido recebidas com críticas majoritariamente negativas, o terceiro capítulo também falhou nas bilheterias, faturando 300 milhões de dólares a menos que seu predecessor.

Parte do problema foi a data de lançamento: Matrix: Revolutions foi lançado apenas 6 meses depois de Matrix: Reloaded.

Já se passaram 18 anos desde o lançamento do último Matrix, e o público pode estar mais aberto a um retorno da saga. Remakes, reboots e continuações, afinal de contas, estão na moda. E Keanu Reeves está em uma as melhores fases de sua carreira.

O argumento de John Wick

Embora seja a queridinha dos críticos e fãs, a saga John Wick nunca conseguiu o sucesso comercial bombástico de Matrix. No entanto, em uma rota bem diferente da franquia das irmãs Wachowski, cada capítulo de John Wick foi mais lucrativo que o anterior.

O filme mais recente da saga, Parabellum, inclusive teve a honra de destronar Vingadores: Ultimato do topo das bilheterias. Previsões indicam que o próximo filme de John Wick pode chegar à marca dos 500 milhões.

Mesmo assim, em um ponto de vista estritamente comercial, John Wick 4 tem poucas chances de vencer Matrix 4 nas bilheterias. Dessa forma, é bem provável que a data de lançamento do longa seja modificada.

Além disso, as filmagens de Matrix 4 devem começar nos próximos meses, e John Wick 4 “ainda nem tem roteiro”, de acordo com o ator Lance Reddick.

Por enquanto, John Wick 4 e Matrix 4 continuam previstos para chegarem aos cinemas em 21 de maio de 2021.