Netflix

Um dos maiores mistérios da Netflix ENFIM é desvendado!

Criada em 1997 como uma simples empresa que a alugava DVDs, a Netflix se estabeleceu no mercado e se tornou uma das maiores produtoras de entretenimento do mundo, se tornando uma referência na tecnologia do streaming.

Mesmo assim, ainda é difícil dimensionar todo o sucesso da Netflix, já que ela esconde a totalidade de seus dados estatísticos de audiência.

Apesar de Ted Sarandos, Chefe de Conteúdo da Netflix, ter declarado em abril de 2019 que a empresa vai se tornar mais transparente com seus dados, muitas informações ainda estão sendo escondidas do público geral. Afinal, por que a Netflix tanto esconde seus dados?

Em um artigo, o Looper falou sobre a Netflix e sobre o mistério em torno dos seus dados de audiência.

A Netflix não quer admitir seus problemas

Existem diversos motivos que podem explicar o fato da Netflix não tornar seus dados de audiência públicos e todos eles apontam para falhas da empresa dentro do mercado. Para começar, a Netflix não é a dona da maior parte dos seus grandes sucessos.

Vamos citar alguns exemplos. Apesar de ser vendida como uma série original da Netflix, Orange is The New Black é produzida por outro estúdio e apenas distribuída pelo serviço de streaming.

Como a Netflix tem que comprar uma licença para continuar exibindo a série, é vantajoso para ela esconder os dados de audiência, já que a licença certamente se tornaria mais cara na medida em que a série fizesse mais sucesso. A mesma coisa se aplica com The Office, que é uma das séries mais vistas na Netflix.

Por isso, o sigilo em relação aos números de audiênca dão à Netflix um poder gigante dentro do mercado, já que ela pode manipular e exercer sua força, escondendo os dados quando acha conveniente.

“Escondendo o jogo”

No fim das contas, a Netflix só divulga os dados que interessam para ele. Um exemplo disso é o filme Mistério no Mediterrâneo, com Adam Sandler e Jennifer Aniston, que segundo a Netflix, foi visto por 31 milhões de usuários em seus três primeiros dias de lançamento.

Apesar desse número ser real, ele não reflete a realidade como um todo, já que a Netflix considera como “assistido” um produto que teve 70% de sua totalidade visto, ou seja, os 31 milhões de usuários não necessariamente viram Mistério no Mediterrâneo até o final.

Esse exemplo mostra como a Netflix só divulga os dados que são convenientes à ela, escondendo, por exemplo, dados de inscritos, que estão cada vez piores com o surgimento de concorrentes como Hulu e Amazon Prime, que estão roubando o lugar da Netflix no mercado.

Portanto, está mais do que provado que a Netflix esconde sua audiência para se manter poderosa no mercado, mantendo em segredo dados ruins que afastam investidores e aumentam o preço de séries licenciadas e divulgando os dados bons que mostram o sucesso do serviço de streaming, atraindo novos produtores de conteúdo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.