Streaming

Charada esteve em Batman: O Cavaleiro das Trevas - e você nem percebeu

Você desvendou o mistério do Charada em Batman: O Cavaleiro das Trevas? Em toda a trilogia de Batman de Christopher Nolan, há uma grande variedade de vilões, incluindo Espantalho, Bane, Ra’s al Ghul, Duas-Caras e, é claro, o Coringa.

Um dos personagens mais infames que não aparece é Charada, também conhecido como Edward Nygma. Houve um consenso geral entre os fãs de que a abordagem cerebral de Charada teria sido um ajuste natural no Batman mais corajoso de Nolan, e o sociopata era muito comentado como o principal antagonista de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge antes de Tom Hardy ser escolhido como Bane.

No entanto, o Charada já existia, de certa forma, antes do terceiro filme de Nolan. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, um funcionário da Wayne Enterprises chamado Coleman Reese descobre que seu empregador é realmente o Batman e tenta chantagear Bruce Wayne em troca de manter o segredo.

Quando Lucius Fox, de Morgan Freeman, se recusa a jogar esse jogo, Reese leva sua história para a mídia e acidentalmente se torna um alvo de assassinato com o Coringa, com exceção da ideia de conhecer a verdadeira identidade de Batman.

Você notou?

Enquanto Coleman Reese é uma figura relativamente menor em Batman: O Cavaleiro das Trevas, alguns fãs sugeriram que ele pode ser muito mais interessante do que se poderia pensar inicialmente, e que Reese é realmente uma referência ao Charada. A teoria vem de Lucius Fox referindo-se a Coleman como “Mr. Reese” em várias ocasiões, que soa idêntico a “mysteries” (“mistérios”) quando falado em voz alta.

Isso reflete o trocadilho de E. Nygma pelo Charada que soa como “enigma”. Embora isso por si só não seja suficiente para traçar uma linha entre Charada e Reese, existem várias outras comparações entre os dois.

Assim como Reese, Nygma é um dos poucos personagens a descobrir a identidade de Batman nos quadrinhos e ele tenta usar esse conhecimento para chantagear Bruce Wayne. Além disso, Nygma trabalhou para a Wayne Enterprises nos quadrinhos Ano Zero e no filme Batman Eternamente.

Todas essas consistências não podem ser inteiramente coincidentes, e não seria diferente de Nolan colocar uma referência sutil desse tipo em um de seus filmes, com referências a Cara de Barro e Victor Zsasz também espalhadas na trilogia. A questão é se a conexão entre Reese e Charada é apenas uma piscadela para os fãs de Batman, ou se Reese é realmente o Charada do universo de Batman de Nolan.

O primeiro parece mais provável, já que os dois personagens têm personalidades bastante diferentes e o arco de Reese termina rapidamente.

Com isso dito, Coleman Reese talvez possa ser considerado uma alegoria para o Charada, semelhante a John Blake, de Joseph Gordon-Levitt, que não é Robin em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, mas, ao mesmo tempo, há um nível intencional de similaridade entre os dois. Talvez, sabendo que ele nunca iria usar o Charada como um vilão, Nolan encontrou uma maneira sorrateira de incluir Nygma de uma maneira que pode não ser óbvia à primeira vista.

Se Coleman Reese foi o Charada, ou se o personagem mais odioso de Batman: O Cavaleiro das Trevas acabou referenciando o vilão do Batman, não está claro, mas é essa atenção aos detalhes que ajudou a definir a trilogia de Nolan como um marco na história do cinema.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.