Coringa teve muitas referências ao universo de Batman, incluindo uma muito interessante relacionada a Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Coringa de Todd Phillips foi um dos filmes mais esperados de 2019 e por um bom motivo, pois é um olhar mais sombrio e fundamentado do arqui-inimigo do Batman e que separou com sucesso o personagem do Cavaleiro das Trevas.

Embora o filme estivesse no meio de controvérsia antes de seu lançamento, tudo funcionou a seu favor, e se tornou um grande sucesso de bilheteria.

Coringa ofereceu mais uma história de origem para o Palhaço do Crime, com o fracassado comediante Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que se volta para uma vida de crime depois de ser constantemente negligenciado pela sociedade. O filme ficou longe do universo do Batman para se concentrar mais na jornada de Arthur, abordando temas como saúde mental, controle de armas e a influência da mídia na sociedade.


Todos os olhos estão voltados para Coringa, mais uma vez, graças às várias indicações recebidas durante a temporada de premiações, o que também levou os espectadores a assistir novamente ao filme e prestar mais atenção a tudo.

Como mencionado acima, Coringa está repleto de detalhes referentes a outros personagens do universo de Batman, e inclui uma referência relacionada a uma versão anterior do Coringa, embora não seja fácil de encontrar.

Ambulâncias de Coringa têm uma referência a Batman: O Cavaleiro das Trevas

Coringa apresenta uma cidade de Gotham dos anos 80 quebrada: enquanto havia um setor que tinha um estilo de vida caro (como os Wayne), a maioria da população da cidade estava desempregada e empobrecida, e a taxa de criminalidade estava aumentando. É uma Gotham muito diferente do que é visto na trilogia de Batman de Nolan, mas a equipe de designers por trás de Coringa fez questão de adicionar um detalhe que conecta sutilmente as duas versões.

O design da parte de trás das ambulâncias compõe o rosto do Coringa, embora seja um visual mais próximo do de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas do que outros. Os fãs até apontaram que a parte superior está danificada, muito parecida com a mente do Coringa – e a tatuagem na testa do Coringa de Jared Leto em Esquadrão Suicida.

Em entrevista à Digital Arts, o designer Cladio Juliano falou sobre a marca que ele e seu estúdio South Shore Signs & Graphics fizeram por Coringa. Juliano foi questionado sobre quais elementos do filme ele se orgulhava e, entre eles, o design das ambulâncias, acrescentando que os acessórios também servem como personagens que “ajudam a dar vida a tudo”.

Embora essas ambulâncias específicas estejam no filme, elas não são fáceis de encontrar, pois o design na parte de trás não é visível. A ambulância que colide com o carro da polícia onde Arthur está no final do filme é uma delas, pois as linhas laterais são mais altas do que as de outras ambulâncias vistas anteriormente (por exemplo, na cena em que a mãe de Arthur é levada para o hospital), mas as costas nunca são mostradas.

Se esse design especial é visível em algum momento do filme (em segundo plano, possivelmente) ou não foi mostrado, a verdade é que a equipe por trás de Coringa prestou atenção a todos os detalhes, e esse aceno para uma das melhores versões do personagem é muito especial e original. Como você pode ver, Coringa tem muito mais do que apenas tumultos e eventos caóticos.