Streaming

Explicado por que [SPOILER] não é mais importante em Dragon Ball

Goku sempre foi o grande protagonista da franquia Dragon Ball, mas em Dragon Ball Z, o protagonismo de Gohan começou a ser explorado e aos poucos parecia que o personagem ia tomar o lugar do pai.

Não foi isso o que aconteceu. Ao longo de Dragon Ball Z, Gohan teve seu desenvolvimento interrompido e Goku voltou ao seu lugar de protagonismo. Mas por que isso aconteceu? O CBR explicou tudo em um artigo.

O pequeno Gohan

Quando aparece pela primeira vez no início de Dragon Ball Z, Gohan já se mostra extremamente poderoso.

Mesmo sendo um pequeno garoto, Gohan consegue ferir Raditz, irmão de Goku. Depois, Gohan se mostra crucial na luta contra Nappa e Vegeta, sendo um dos poucos sobreviventes deste combate.

Na Saga de Freeza, Gohan se torna ainda mais forte. Ele aumenta seus poderes consideravelmente e se torna um dos Guerreiros Z mais poderosos de todos. Porém, o verdadeiro brilho de Gohan em Dragon Ball Z vem na Saga Cell.

É nessa saga que Gohan finalmente supera o pai, se transformando em Super Sayajin 2 e atingindo um nível de poder nunca visto na franquia até então. De forma natural, era esperado que Gohan assumisse o protagonismo de Dragon Ball a partir daí – até porque, Goku morre nessa saga – mas durante a Saga Boo, o personagem de Gohan acabou se transformando em um problema para a franquia.

O problema Gohan

Quando Dragon Ball Z retorna na Saga Boo, percebemos que o personagem de Gohan só regrediu.

Ao envelhecer, Gohan passou a focar em seus estudos, ou seja, parou de treinar e alcançar níveis maiores de poder, como Vegeta sempre fez – e Goku também, mesmo morto.

No fim, Gohan vai de protagonista para um coadjuvante de luxo, já que quem volta a resolver os problemas da Terra é Goku. Essa tendência continua em Dragon Ball Super – e no esquecido Dragon Ball GT – já que Gohan segue sendo um pacifista e não o guerreiro que prometia ser no passado.

Dragon Ball Z era sobre o crescimento de Gohan, mas no fim das contas, o personagem acabou tendo o seu desenvolvimento promissor interrompido, o que é um grande desperdício.

O anime de Dragon Ball Super está em hiato. No Japão, o mangá continua sendo publicado.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.