Streaming

Novo Capitão América é mais perigoso do que qualquer vilão do MCU

Enquanto fotos vazadas da série Falcão e o Soldado Invernal revelaram novos visuais para Sam Wilson e Bucky Barnes, os fãs ficaram chocados ao ver John F. Walker vestido de vermelho, branco e azul como um novo Capitão América.

Sabíamos que Wyatt Russell usaria um escudo como Agente Americano, mas, como os quadrinhos, parece que ele está começando como um Capitão América substituto, com o escudo de Steve Rogers. Agora, enquanto detalhes são escassos sobre como ele desempenhará suas funções como Sentinela da Liberdade ou para quem exatamente ele estará trabalhando, se a série realmente estiver seguindo os quadrinhos, esse Capitão América pode ser mais perigoso do que qualquer vilão do MCU.

Ele estará danificando não apenas o legado de Steve, mas tudo o que os Vingadores lutaram desde Capitão América: Guerra Civil.

O vilão nos quadrinhos

As ações de Walker no material de origem basicamente o tornaram uma versão extremista de Capitão América, uma antítese ao ponto de muitos o considerarem mau ou pelo menos distorcido. Estreando em Capitão América #323 de 1986, criado por Mark Gruenwald e Paul Neary, ele foi o primeiro Super-Patriota, e quando Steve abandonou a identidade para se tornar Nômade, Walker corrompeu tudo o que o escudo representava.

Com John como uma versão sombria de Capitão América, Steve não teve outra escolha senão recuperar o manto, e Walker poderia estar trabalhando para “Thunderbolt” Ross e o governo que se desentendeu com os Vingadores, um relacionamento que não temos certeza se foi totalmente reparado no final de Vingadores: Ultimato.

Por fim, Capitão América pode ser visto como propriedade do governo decorrente do programa de super-soldados que o trouxe à vida para a América vencer a Segunda Guerra Mundial. Walker, nesse sentido, pode simplesmente estar agindo como um capanga, pensando que está seguindo ordens e fazendo o que é certo, sem questionar nada.

Se for esse o caso, o símbolo de Capitão América, não apenas o escudo, certamente poderia ser reformulado na opinião pública. Vimos gente como Caveira Vermelha e Barão Zemo várias vezes empregando essa tática também nos quadrinhos, onde, em vez de matar o homem, eles mataram o ideal.

Isso é o que um Capitão América controlado poderia fazer, prejudicar a filosofia que Steve também representava como Capitão América: verdade, honestidade, liberdade e, bem, o jeito americano. Vimos isso no Império Secreto com o Capitão da Hydra, onde sua política conquistou muitos, a ponto de heróis como o Justiceiro se juntarem a uma cruzada que muitos consideravam nazista.

Se o novo Capitão América, por quanto tempo ele empunhar o escudo, falar para as massas assim com uma agenda oculta, isso definitivamente destruirá o modelo de virtude que Steve defendia.

Não é segredo que Capitão América é mais perigoso quando ele representa outra coisa e é por isso que até Tony Stark na Guerra Civil queria que ele reinasse. Esse Capitão América ainda era pelo menos o maior bem que se pode imaginar se existe um Capitão América extremista como Walker, o que será um desastre irreparável.

Alguém nacionalista, um crente puro nas políticas federais, possivelmente adotando uma mentalidade de “tornar a América melhor novamente” para agir como uma armadura em todo o país é um conceito instigante, é certo, e falaria com questões do mundo real, depois de tudo. E se apoiamos ou não essas doutrinas, elas pareceriam orgânicas em um personagem e uma história que geralmente são politicamente carregadas e atadas a comentários sociais.

Ele pode mudar tudo

Enquanto esse Capitão América distorcido passa a dividir todos, as pessoas podem até pensar que ele é realmente o que eles merecem e Steve era apenas um pretendente, amarrando-os o tempo todo em algum sonho ingênuo. Esse é o tipo de vilão que você não pode derrotar, pois isso infecta a mente das pessoas, e essas ideologias são realmente difíceis de remover.

Capitão América, como ícone, realmente muda o que as pessoas acreditam e é porque depositam sua confiança nele. Eles se veem nele como ele é o melhor reflexo do país, incorporando esperança e o caminho a seguir.

Portanto, se Walker os apontar em uma determinada direção, muitas massas ingênuas se seguirão e isso certamente desfará tudo o que Steve trabalhou.

Nesse sentido, um Capitão América do mal é pior do que matar Steve. Felizmente, Falcão e Bucky não ficam quietos de lado, permitindo que isso aconteça, e o que é intrigante é que – no final da viagem no tempo de Vingadores: Ultimato – há um Steve se escondendo no MCU que também pode se incomodar com Walker trajado.

O mais complicado, porém, é que o público gostaria de ser salvo? Essa seria a maior derrota que qualquer um desses heróis do MCU poderia suportar.

Falcão e o Soldado Invernal chegará em 2020.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.