Streaming

Novo grande vilão do MCU pode ter conexão com Capitão América

O principal vilão de Viúva Negra, o Treinador, parece ser hábil em lidar com um escudo que lembra o Capitão América, dando aos fãs da Marvel a impressão de que esse pode ser apenas Steve Rogers (Chris Evans) disfarçado. No entanto, isso é realmente uma possibilidade?

A Marvel estará abrindo sua Fase 4 com o tão aguardado filme solo de Scarlett Johansson no MCU. Dirigido por Cate Shortland, o filme se passa entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita e dará aos fãs uma ideia da vida de Natasha antes de se tornar um membro proeminente dos Vingadores.

Isso significa que conheceremos outros personagens importantes em sua vida que ainda não conhecemos, como Alexei Shoskatov/Guardião Vermelho, de David Harbour, Florence Pugh como Yelena Belova e Melina, de Rachel Weisz.

Viúva Negra fez um ótimo trabalho de marketing do filme sem revelar muito de sua história, mas um elemento específico do projeto sobre o qual o estúdio está sendo muito tímido é seu vilão. Neste ponto, a Marvel nem revelou quem está interpretando o Treinador, mas indicou uma grande conexão com o Capitão América, o que deve ter algumas implicações importantes na história de Viúva Negra.

O Treinador é o Capitão América disfarçado?

Não se sabe muito sobre o Treinador do MCU. Como mencionado, o ator que interpreta o personagem continua sendo um segredo, mesmo com o filme a apenas alguns meses de exibição nos cinemas.

No entanto, dado o que vimos dele no novo trailer de Viúva Negra, os fãs estão se perguntando se há alguma possibilidade de o personagem ser o Capitão América disfarçado. Muitas sequências de ação no novo clipe já foram vistas no trailer anterior, mas a luta individual entre Treinador e Natasha está entre as novas.

A sequência destaca o quão insanamente hábil o vilão é em imitar as ações de seus oponentes, evidenciadas pelo seu quase espelhamento dos movimentos de Natasha. No entanto, um momento em particular que se tornou um grande ponto de discussão é sua capacidade de usar seu escudo – o que lembra muito o modo como o Capitão América atua com sua arma fabricada com Vibranium.

Tecnicamente, como Viúva Negra ocorre nos dois anos entre Guerra Civil e Guerra Infinita, e o Capitão América com Sam Wilson/Bucky (Anthony Mackie) está operando secretamente, essa ideia pode ser abordada sem interromper a continuidade. Então, o Treinador é simplesmente Steve com um equipamento totalmente novo e um repentino rancor contra Natasha?

A resposta curta é não. Por mais legal que seja a teoria, não faz sentido para a Marvel trazer de volta um personagem tão amado dessa maneira, especialmente com a forma como Vingadores: Ultimato encerrou sua história.

Também não há razão lógica para ele seguir Natasha dessa maneira, quando ela acabou de arriscar sua vida trocando de lado durante o desastre dos Acordos de Sokovia.

Como o Treinador aprendeu as habilidades do Capitão América

Nos quadrinhos da Marvel, o nome verdadeiro do Treinador é Tony Masters. Nascido em Nova York, ele tem essa habilidade única de ser capaz de duplicar os movimentos dos outros simplesmente observando-os.

Essa capacidade foi apelidada de “reflexos fotográficos”. Masters já fez parte da SHIELD e foi fundamental em algumas de suas operações.

Durante um encontro com um cientista moribundo, ele foi injetado com uma versão experimental do soro de supersoldado nazista, que lhe deu habilidades adicionais, mas enfraqueceu sua memória. A Marvel atualiza suas adaptações de personagens, mas eles tendem a se ater às características de assinatura, o que significa que a versão de Viúva Negra será de alguma forma semelhante à sua contraparte de quadrinhos.

Com sua habilidade de imitar, é fácil explicar por que ele se move de maneira muito semelhante ao Capitão América. Se a Marvel quiser amarrá-lo ainda mais no MCU maior, eles podem revelar que Steve já teve um encontro com ele antes de sua aparição em Viúva Negra.

Não precisa ser uma história elaborada, basta mostrar que ele de alguma forma teve um desentendimento com o Capitão América. No entanto, se Kevin Feige e sua equipe estão procurando a explicação mais fácil possível, eles podem revelar que o Treinador acabou vendo vídeos do Capitão América lutando.

Tratado como um herói de guerra desde a Segunda Guerra Mundial, existem várias maneiras de acessar vídeos de Steve em batalha. Capitão América: O Soldado Invernal até revelou que um museu tem um santuário dedicado a ele.

Caso contrário, o vídeo amador dele durante a Batalha de Nova York, de Os Vingadores de Joss Whedon, deve ser material suficiente para o Treinador trabalhar.

O Treinador representa a Viúva Negra lutando contra sua nova família

Ter uma habilidosa lutadora individual como Natasha lutando contra o Treinador em Viúva Negra representa ótimas sequências de ação para o filme. Até agora, os trailers emitem uma vibe mais pé no chão e intensa – o que é revigorante, considerando que o MCU acaba de vir de projetos conjuntos e galácticos.

Tematicamente, também se inclina a explorar o relacionamento de Natasha com suas famílias. É claro que o filme reunirá Natasha com pessoas com quem ela compartilhou uma história, e talvez até tenha cuidado como evidenciado pela linha “família, de volta à vida” de Alexei.

Enquanto isso, vale a pena notar que o Treinador se move de maneira interessante da mesma maneira que alguns de seus companheiros dos Vingadores.

A primeira prévia de Viúva Negra mostrou o Treinador usando um arco e flecha, a arma de Clint Barton/Gavião Arqueiro – provavelmente o melhor amigo de Natasha entre seus colegas Vingadores. Em um ponto, os fãs também se perguntaram se o personagem mascarado poderia ser o atirador residente dos Vingadores, o que provavelmente não seria o caso.

Há rumores de que o próximo filme revelará o incidente de Budapeste que a dupla continuou fazendo referência. Não há nenhuma palavra concreta sobre o envolvimento de Jeremy Renner, mas não está fora do campo de possibilidade que isso aconteça.

Dada essa noção, não parece coincidência que o Treinador exiba habilidades que lembram muito o Capitão América no mais recente trailer de Viúva Negra. Enquanto o vínculo de Natasha com Steve era totalmente diferente de Clint, a dupla passou por alguns momentos tumultuados juntos.

Eles lidaram com as consequências da SHIELD; operavam em segredo porque se recusavam a assinar os Acordos de Sokovia; lutaram e acabaram perdendo para Thanos (Josh Brolin); e, é claro, lidaram com o fracasso devastador no salto de cinco anos de Vingadores: Ultimato.

Sua conversa sombria em Vingadores: Ultimato provou que eles desenvolveram um forte vínculo desde que se conheceram durante os eventos de Os Vingadores.

É curioso que a Marvel revele mais sobre a verdadeira identidade do Treinador antes da estréia de Viúva Negra. Francamente, eles podem salvar os detalhes do próprio filme.

Até agora, o marketing mostrou o vilão exibindo movimentos e capacidades de Gavião Arqueiro e Capitão América, e será interessante ver se eles continuarão com esse esquema com outra revelação de que o Treinador também pode imitar as ações dos outros colegas de Natasha, como Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) ou Thor (Chris Hemsworth), e talvez até Hulk (Mark Ruffalo), embora eles sejam reconhecidamente mais difíceis de copiar.

Viúva Negra, da Marvel, chegará aos cinemas em 29 de abril.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.