Netflix

Sex Education: Série da Netflix conta grande mentira para os fãs; entenda

Ao longo de duas temporadas, Sex Education da Netflix abordou com sucesso muitas questões difíceis de saúde e identidade sexual – ainda assim, um aspecto que continua a provocar confusão é o quão imprecisa é a descrição das escolas do Reino Unido. Criada por Laurie Nunn, a primeira temporada de Sex Education estreou no serviço de streaming em 2019. O programa se tornou um sucesso imediato, conquistando mais de 40 milhões de espectadores e dominando as mídias sociais logo após seu lançamento. Foi rapidamente renovado para um segundo ano, lançado em janeiro de 2020.

Asa Butterfield interpreta Otis Milburn, um garoto de 16 anos sexualmente reprimido que está começando seus últimos anos na escola. Apesar de seus inúmeros problemas, Otis mostra uma grande aptidão para dar conselhos sexuais e românticos a outras pessoas. Depois de ajudar com sucesso o agressor escolar Adam com alguns de seus problemas emocionais e físicos (induzidos por viagra), Otis e Maeve Wiley formaram uma parceria para administrar uma clínica de terapia sexual com fins lucrativos. Sex Education esclareceu com precisão (e de maneira significativa) tudo, desde assexualidade e pansexualidade até o processo de abortos. Apesar disso, o retrato de uma escola supostamente britânica por Sex Education tem uma sensação distinta americana.

Nunn (que é britânica) disse que esse estranho híbrido das duas culturas é uma escolha deliberada. Falando ao Radio Times, Nunn explicou: “Eu sempre fui realmente influenciado por filmes e programas de TV americanos; eles tiveram um papel muito importante na minha adolescência, então era sempre algo que eu queria voltar… É definitivamente ambientado na Grã-Bretanha, mas fizemos uma escolha muito consciente de ter essa nostalgia americana reminiscente de John Hughes.”

Ainda assim, embora as influências americanas em Sex Education possam ser intencionais, elas também tornam o retrato da cultura escolar britânica muito impreciso.

Escola muito americana no meio do Reino Unido

Para iniciantes, não há um vislumbre de um uniforme. Embora se diga que os personagens de Sex Education estão no ensino médio, que renuncia em grande parte a um código de vestimenta oficial, que não deve passar pelo restante da escola. Em vez disso, os estudantes da Moordale High são livres para vestir da maneira que desejarem. Até cabelos e jóias tingidos, que muitas escolas do Reino Unido proíbem além dos brincos básicos, estão à mostra. Isso é verdade tanto para as escolas públicas tradicionais quanto para as instituições mais ricas que Moordale aparentemente representa. Além da própria escola, parques de trailers como o que Maeve mora existem no Reino Unido, mas não são comuns, e em geral as casas britânicas tendem a ser muito menores do que as destacadas no programa.

Os armários também são uma tradição muito americana, frequentemente vista em clássicos do ensino médio como O Clube dos Cinco e Garotas Malvadas. No entanto, os armários são consideravelmente menos comuns nas escolas do Reino Unido (embora algumas os tenham), com os alunos geralmente carregando seus pertences com eles. Da mesma forma, existe uma cultura esportiva em Sex Education que é mais prevalente nas escolas dos Estados Unidos. Embora existam atividades e clubes relacionados a esportes, a maioria das escolas do Reino Unido não teria instalações para atendê-los daquela maneira – especialmente uma piscina olímpica. Jaquetas Letterman como a que Jackson usa em todos os lugares simplesmente não fazem parte da vida escolar no Reino Unido.

Depois, há o baile da escola. Embora as escolas no Reino Unido tenham danças ocasionais, elas não são muito parecidas com a que Sex Education representa. Mais coloquialmente conhecidas como “discotecas escolares”, geralmente são assuntos muito menos formais. Não haveria limusines e teria, mais provavelmente, um DJ brega no lugar de uma banda de rock ao vivo (com exceção dos bailes de formatura, onde os alunos se vestem adequadamente em traje de gala para comemorar o fim de suas carreiras escolares). Dito isto, o próprio Otis rotula o evento de “uma tradição americana apropriada”. Isso poderia servir como mantra geral do programa da Netflix. A canalização simultânea das obras de John Hughes e a permanência totalmente britânica de outras maneiras permitiram que Sex Education tivesse apelo transatlântico e se destacou como uma série totalmente única da Netflix.

Todas as duas temporadas de Sex Education estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.