Streaming

[SPOILER] pode ser vilão secreto da sequência de Arrow

CONTÉM SPOILERS!

Laurel Lance poderia ser a vilã secreta de Arqueira Verde e as Canárias? Há evidências no piloto e no penúltimo episódio de Arrow, sugerindo que a redenção da ex-Sereia Negra pode não ser tão certa quanto o esperado após Crise nas Infinitas Terras.

Arqueira Verde e as Canárias estabeleceu um futuro radicalmente diferente para Star City daquele que foi apresentado na sétima temporada de Arrow. Não é mais um pesadelo distópico governado por uma elite rica, a nova Star City de 2040 parecia uma metrópole de alta tecnologia e os filhos dos heróis da cidade nos dias de hoje viviam felizes no colo do luxo.

Isso mudou quando Laurel Lance chegou com um aviso de que alguém estava tentando arruinar os últimos 20 anos de paz e um caos total chegaria à cidade em 2041 se algo não fosse feito. Isso a levou a recrutar uma Dinah Drake aposentada e restaurar as memórias alternativas da linha do tempo da filha de Oliver Queen, Mia Queen, para que ela fosse novamente a lutadora de rua inteligente que Arqueiro Verde selecionou para continuar seu legado.

Enquanto os motivos de Laurel pareciam nobres na superfície, a única evidência de um desastre se aproximava veio diretamente dela. Além disso, houve brechas em sua história e algum comportamento questionável ao longo do curso que colocou sua honestidade em questão.

Isso levanta uma possibilidade preocupante: que Laurel seja a verdadeira vilã de Arqueira Verde e as Canárias e forme a equipe titular como uma maneira de manipular sua potencial oposição enquanto promove seus objetivos finais.

O que Arqueira Verde e as Canárias estabeleceu

Arqueira Verde e as Canárias estreou com Laurel Lance se aproximando de uma jovem chamada Bianca Bertinelli em uma boate e tentando levá-la a acompanhá-la, pouco antes de Bianca ser agarrada por vários homens. Como Laurel explicou mais tarde a Dinah Drake (que se aposentou em Star City em 2040 e abriu um piano bar após o funeral de Oliver Queen), o sequestro de Bianca Bertinelli foi um catalisador e todo o inferno explodiu em Star City três dias depois que seu corpo foi encontrado.

A paz que Oliver Queen se sacrificou para trazer foi quebrada e a culpa recaiu sobre a socialite Mia Queen, por algum motivo.

Isso levou Laurel a se aproximar de Mia (que nunca a conhecera na nova realidade) e restaurar suas memórias da linha do tempo pré-Crise com um dispositivo que ela disse ter sido construído por Cisco Ramon para replicar as habilidades telepáticas de Caçador de Marte. Apesar de Bianca Bertinelli ser uma amiga íntima, Mia relutava em voltar ao jogo dos heróis, mesmo depois de saber que seus reflexos de luta foram restaurados junto com sua memória.

Eventualmente, ela e Dinah concordaram em ajudar Laurel a resgatar Bianca, apenas para tropeçar em um caminhão transportando drogas, que foi destruído por um homem com uma máscara de Exterminador.

Laurel afirmou ter certeza de que o novo Exterminador era John Diggle Jr. como na linha do tempo futura original. No entanto, Mia se recusou a acreditar que JJ, cuja proposta de casamento ela acabara de aceitar, poderia ser um assassino cruel e criminoso nessa realidade.

A fé de Mia foi justificada, pois o novo Exterminador foi revelado como o ex-namorado de Bianca Bertinelli, Trevor, que a sequestrara pelo motivo puramente insignificante de que ela o largara. No entanto, o novo Exterminador também foi revelado como parte de uma conspiração criminosa maior; nas cenas finais do episódio, homens mascarados sequestram o irmão de Mia, William, depois de deixá-la inconsciente, e uma figura misteriosa restaurou as memórias pré-Crise de JJ Diggle sobre ele liderando a gangue de Exterminador.

Laurel pós-Crise é a antiga Sereia Negra

Uma pergunta que os fãs de Arrow estavam dirigindo para Arqueira Verde e as Canárias era qual versão de Laurel Lance eles veriam após Crise nas Infinitas Terras. A Laurel Lance da Terra-1 morreu durante a quarta temporada de Arrow e foi substituída por sua doppelganger da Terra-2.

Conhecida como Sereia Negra, essa versão de Laurel Lance havia crescido sem a influência legal de seu pai detetive da polícia, Quentin Lance, se tornando uma criminosa meta humana após a explosão do acelerador de partículas da STAR Labs. Enquanto Sereia Negra mais tarde buscou a redenção de seu passado sob a orientação da Quentin Lance da Terra-1, ela ainda mantinha uma péssima atitude em relação ao Oliver Queen da Terra-1 e parecia favorecer um tipo de justiça mais severa do que a maioria dos heróis de Star City.

Arqueira Verde e as Canárias deixou claro que Laurel Lance, da Terra-2, sobreviveu à Crise nas Infinitas Terras. Isso foi sugerido pela primeira vez quando Laurel, numa tentativa de irritar Mia, perguntou: “Você sabe que eu namorei seu pai, certo? Bem, uma versão dele, de qualquer maneira.”

Mais tarde, Laurel se referiu diretamente ao seu passado enquanto dava uma palestra animada com Mia, relatando que “eu passei a maior parte da minha vida escolhendo o caminho fácil… que significava me tornar uma Sereia Negra, destruir coisas e matar pessoas”.

Tudo o que sabemos sobre o vilão por trás do Exterminador

Arqueira Verde e as Canárias revela apenas alguns pequenos detalhes sobre a mente criminosa que estava apoiando o novo Exterminador. O público sabe que essa figura é uma mulher, como Trevor disse: “Você não pode parar o que está por vir. Ela não vai deixar”, quando ele confrontou a Arqueira Verde enquanto ela e as Canárias estavam resgatando Bianca Bertinelli.

A figura também tem conhecimento da linha do tempo pré-Crise, bem como acesso à mesma tecnologia de restauração de memória que Laurel Lance, pois ela usou ambas para restaurar as memórias de John Diggle Jr. de liderar a gangue de Exterminador e matar Zoe Ramirez na linha do tempo original de 2040.

Por que os outros heróis não estão se envolvendo?

Dada a natureza do desastre que enfrenta o futuro de Star City, é curioso que as Lendas do Amanhã não pareçam estar se envolvendo. Laurel afirma ter obtido todas as suas informações sobre o futuro de Star City de Sara Lance, que lidera as Lendas.

Embora seja possível que o relacionamento entre as duas mulheres tenha se aproximado o suficiente para que Sara confie tal missão à doppelganger de sua irmã mais velha, Crise nas Infinitas Terras deixou claro que Sara não pensava em Sereia Negra como sua irmã, dizendo que ela não tinha família à parte das Lendas. De fato, dada a gravidade de Sara ser abalada pela morte de Oliver Queen, é completamente inacreditável que ela não dê uma mãozinha nas coisas e leve as Lendas para salvar o dia se houver alguma chance de o legado de Oliver Queen ser destruído por um desastre no futuro.

Teoria: Sereia Negra está destruindo o legado de Arqueiro Verde

À primeira vista, a ideia de que Laurel Lance possa ser responsável por tentar destruir a paz do futuro de Star City parece improvável. A oitava temporada de Arrow a mostrou finalmente ganhando a aceitação e a confiança que ela tinha lutado para ganhar com o resto dos heróis de Star City.

Que motivo ela teria para fazer uma coisa dessas agora e como isso a beneficiaria?

Estabelecer o motivo para cometer um crime é tipicamente o aspecto mais difícil do trabalho de um detetive. Além de determinar como um suspeito se beneficia de um crime, os meios de como o crime foi cometido e como o suspeito teve a oportunidade de cometer o crime também devem ser estabelecidos além de uma dúvida razoável.

No caso de Laurel Lance, há um motivo que faz sentido: ciúme.

Uma característica comum mantida por todas as versões de Laurel Lance no Arrowverso é um relacionamento co-dependente com Oliver Queen. A Sereia Negra o culpou por se tornar uma vilã em uma série de más escolhas que começaram com o coração partido depois que sua versão de Oliver Queen morreu no mar enquanto a traía.

Sereia-X, da Terra-X, governada por nazistas, teve uma queda obsessiva por Oliver Queen do seu mundo (que era casado com Kara Zor-El da Terra X) e ficou completamente louca após sua morte. Até a Laurel Lance da Terra-1 mostrou sinais disso, dizendo a Oliver Queen no leito de morte que “eu sei que não sou o amor da sua vida, mas você sempre será o meu amor”.

Imagine ser Laurel Lance, acordando em uma terra recém-renascida. Imagine descobrir que este mundo foi o resultado do sacrifício de Oliver Queen, com várias coisas que deram errado no mundo antigo (como a filha de seu melhor amigo sendo apagada da existência) sendo corrigidas no novo mundo.

No entanto, apesar de tudo o que é certo neste mundo, você ainda se lembra do antigo e ainda está sozinha com nada além de suas memórias. E em algum lugar no futuro, os filhos de Oliver Queen – o filho que essa versão dele teve enquanto traiu você e a filha que ele teve com sua alma gêmea – estão vivendo uma existência pacífica e feliz.

Talvez não por coincidência, Mia Queen sugeriu que Laurel estava brava com o que Oliver havia realizado em Arqueira Verde e as Canárias. Mia acusou Laurel de tentar arruinar sua vida, fazendo-a se lembrar da maneira como seu mundo costumava ser “porque você não consegue lidar com o fato de que Star City está bem e não precisa mais que você seja a Canário Negro”.

Enquanto as palavras foram ditas com raiva, Mia pode ter acidentalmente atingido a verdade. Tudo o que Laurel faz no episódio parece perturbar a paz do futuro de Star City e desfazer tudo o que Oliver trabalhou para estabelecer, começando com uma vida melhor para sua filha.

Uma conversa que Laurel e Mia tiveram em Arqueira Verde e as Canárias parece particularmente estranha, a menos que se considere a ideia de que Laurel retornou à sua personalidade de Sereia Negra. Enquanto elas estavam confundindo a identidade do novo Exterminador, Laurel estava convencida de que tinha que ser John Diggle Jr. e ela chamou Mia de ingênua por não acreditar que isso era possível, apesar de suas memórias de quem JJ era no futuro original.

Ela também disse a Mia, ao discutir o passado de Oliver como mulherengo, que “as pessoas são quem são… não importa qual linha do tempo, universo ou terra”. Essa é uma atitude decididamente estranha para uma ex-vilã supostamente arrependida.

Ignorando o motivo, Laurel tinha os meios e a oportunidade de decretar todos os crimes que vimos executados pelo poder por trás do novo Exterminador e se encaixava em todas as pistas reveladas até a identidade deles. A pessoa que ataca John Diggle Jr. e restaura suas memórias da linha do tempo original usou o mesmo dispositivo que Laurel usou em Mia; aparentemente um original da STAR Labs de Cisco Ramon e não é o tipo de coisa a ser produzida em massa.

Laurel também teria o conhecimento da linha do tempo original necessária para saber a quem ir atrás para trazer o futuro que ela queria. Ela provavelmente sabia o suficiente sobre as Lendas conversando com Sara para saber como manipular a linha do tempo, evitando a atenção deles.

Embora a ideia de uma das heroínas de uma nova série sendo sua vilã final possa parecer exagerada, não seria a primeira vez que isso acontece no Arrowverso. O primeiro episódio de The Flash terminou com a revelação de que o cientista Harrison Wells não era quem ele parecia ser, criando um arco de uma temporada que terminou com ele sendo revelado como o Flash Reverso.

Mais recentemente, uma reviravolta semelhante foi usada com grande efeito em Doctor Who, com um associado da Doutora sendo exposto como o malvado Lorde do Tempo conhecido como Mestre. Dado isso, é perfeitamente possível que Laurel Lance, de Arrow, seja o grande mal de Arqueira Verde e as Canárias, tentando estabelecer o futuro ruim que ela afirma estar evitando.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.