Streaming

Supernatural desperdiça retorno de grandes vilões

Ao longo de 15 temporadas, Supernatural construiu uma vasta e variada mitologia de deuses, monstros e tudo mais. Embora adversários sobrenaturais como Lúcifer e Lilith tenham provado ameaças populares e persistentes para os Winchesters, ninguém clamava exatamente pelo retorno dos leviatãs de muitas presas.

Ainda assim – ame-os ou odeie-os -, os animais antigos são uma parte essencial da história do programa, então era natural que a temporada final os incluísse de alguma forma, como tem acontecido com outros personagens.

Infelizmente, o que poderia ter sido usado como uma chance de reavaliar uma parte difamada do folclore de Supernatural foi completamente desperdiçado, com nem os leviatãs nem sua “mãe”, Eve, tendo a chance de brilhar.

Velhos conhecidos

Lideradas pelo político viscoso Dick Roman, as criaturas dentuças foram os antagonistas centrais da sétima temporada. Os primeiros monstros criados por Deus foram banidos para o Purgatório, juntamente com Eva, quando ele percebeu que as bestas nunca poderiam ser totalmente satisfeitas até que tivessem consumido tudo.

Eles permaneceram lá por milhares de anos até serem libertados acidentalmente por Castiel, e logo começaram a se infiltrar e se alimentar da raça humana. Depois de reivindicar a vida original de Bobby, Dean se vingou de seu líder, deixando os monstros se dispersarem ao vento.

Esse destino incerto apenas contribuiu para a má recepção dos vilões.

Agora sabemos o destino de pelo menos alguns deles. “The Trap” mostra Castiel e Dean forçados a retornar ao Purgatório pelo arcanjo Michael, que abre um portal para a dimensão infernal para que a dupla possa recuperar a rara flor de Leviatã – o agente ativador de um feitiço que pode ligar seres primordiais como Deus, com quem os Winchesters estão brigando.

Lá, eles encontram um leviatã e o forçam a levá-los para onde ele afirma que as flores estão crescendo (fora do cadáver apodrecido de um de sua espécie).

No entanto, isso acaba sendo uma emboscada. Castiel é imobilizado por uma armadilha de anjo, enquanto Dean fica inconsciente.

“Mamãe brigou com você”, o leviatã diz a Castiel, levando-o a presumivelmente onde Eve está realizando uma corte entre seus filhos. Eve, a criadora dos monstros Alpha e aparentada com os leviatãs, foi uma grande vilã durante a sexta temporada antes de ser devolvida ao Purgatório, por isso é um significativo nome.

Grande decepção

Os espectadores que se preparam para uma revanche de proporções bíblicas entre ela, Castiel e Dean, no entanto, nunca recebem tal recompensa. Em vez disso, Castiel reaparece – sangrento e exausto – depois que Dean percorre a floresta sem fim procurando por ele.

Ele explica que lutou contra seus sequestradores antes que eles pudessem trazê-lo para Eve. Ah, e ele convenientemente ainda tem uma flor de leviatã com ele.

Embora esteja claro que o foco desta subtrama – além de obter a flor – era reparar a amizade desanimada de Dean e Castiel, você não pode deixar de se sentir enganado ao ver Castiel reinando a justiça sagrada em um grupo de lacaios de Eve. A Eve nem aparece na tela.

O que poderia ter sido uma chance de resgatar os vilões dos anos intermediários desajeitados de Supernatural termina com eles parecendo tão irrelevantes quanto na primeira vez; apenas dignos de uma morte lamentável fora da tela.

A décima quinta temporada de Supernatural está em exibição.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.