Netflix

Artista da Semana | Doona Bae, a Sun de Sense8

Nesta coluna do Observatório do Cinema, intitulada Artista da Semana, elegeremos o ator ou atriz de TV que mais nos impressionou durante os episódios da semana. Em época de fall season, é fácil se perder entre grandes séries e grandes atuações, mas sempre tem aqueles que merecem um destaque.

  • A ATRIZ: Doona Bae
  • A PERSONAGEM: A ex-empresária Sun Bak
  • A SÉRIE: Sense8, da Netflix

Uma das melhores coisas sobre o especial de Natal de Sense8, lançado na sexta-feira (23) na Netflix, é que fomos todos lembrados do poder que o elenco reunido pelas Wachowski na série tem de emocionar e nos conectar com os personagens. Graças a natureza dos temas da série, Sense8 funciona melhor olhando para o todo do que para os particulares de cada protagonista, e a força de seu elenco, junto, é maior do que a intensidade que eles trazem por si sós.

No entanto, um dos maiores prazeres do especial para este que vos fala foi reencontrar a atuação espetacularmente sensível de Doona Bae no papel de Sun Bak, a ex-empresária sul-coreana que foi trapaceada por seu irmão e jogada na cadeia sem cerimônia. Nas mãos de outra atriz (e de outros roteiristas), Sun seria o estereótipo da vítima de um sistema machista, mas é na força de corpo e espírito da personagem que Doona Bae encontra seu triunfo.

Sua Sun é vívida, alerta para as belezas mais simples e as mais espetaculares da vida; é uma parte integral do grupo de sensates, demonstrando empatia e provendo conselho valioso; é exemplarmente raivosa e espetacularmente agressiva, como só uma mulher esmagada pelo sistema conseguiria (e deveria) ser; pode não ser o coração de Sense8 (esse posto provavelmente pertence a Riley), mas é o centro nervoso.

É da atuação de Bae que nascem os estímulos e reflexões que as Wachowski fazem em seu roteiro e direção, e é para ela que esses estímulos retornam. Não acontece muito com Sun durante o especial de Natal de Sense8, mas mesmo assim ela parece parte fundamental da história, e Bae ilumina cada cena em que está com a vivacidade e a emoção à flor da pele que traduz as mil complexidades de uma personagem feminina exemplarmente construída.

Quando a segunda temporada chegar no dia 5 de maio, com certeza veremos muito mais do talento sem precedentes de Bae e de seu retrato inesquecível de Sun – mas foi um presente de Natal e tanto se lembrar de cada detalhe e sutileza desse retrato antes do ano acabar.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.