Críticas

Crítica | Whiplash

Indicado para 5 Baftas, 1 Globo de Ouro e 5 Oscars (incluindo melhor filme) e vencedor de 3 (Melhor mixagem de som, melhor ator coadjuvante e melhor montagem), Whiplash é uma produção simples que chamou muita a atenção no cinema.

O filme mostra a história do jovem músico Andrew Neiman (Milles Teller de Divergente e Finalmente 18), um baterista que estuda na melhor faculdade de música do País, que tem um relacionamento amigável com o pai, que o apoia em sua carreira de músico, mas acredita que o filho pode muito mais do que isso, principalmente pela pressão de primos bem sucedidos nos esportes.

Andrew trabalha duro para chamar a atenção de um professor especifico da faculdade, que rege a melhor banda de JAZZ do campus, Terence Fletcher (J.K Simon de Homem Aranha e Juno e vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante).

Terence está procurando um novo membro para a banda, quando finalmente Andrew se destaca aos seus olhos, mas é a partir daí que os problemas na verdade começam. Andrew passa a ter muitos problemas com a família, amigos e namorada ao entrar para banda, pois o professor Fletcher não é apenas exigente, é perverso, irônico, muito estourado e o humilha publicamente.

O filme fala sobre superação, autocontrole e o limite dele, e prioridades. Até onde você aguentaria a oposição para realizar seu sonho? Quanto sangue seu objetivo vale?

Do diretor e roteirista Damien Chazelle (O último exorcismo e Toque de Mestre) que ganhou vários prêmios menores de curta metragem até ir aos grandes cinemas, o filme também retrata um pouco da vida pessoal do diretor, que também sofreu abusos quando jovem ao estudar música com um professor rígido.

Whiplash é um filme com muita música, portanto a trilha sonora foi muito bem planejada, tanto que ganhou o Oscar de melhor mixagem. As músicas consistem principalmente em JAZZ, falando dos maiores nomes desse meio. Com um som de boa qualidade e volume saudável, esse filme é 100% aproveitado, pois a música interpreta sentimentos e passa o contexto de personalidade dos personagens. Pra quem gosta de música, principalmente do estilo JAZZ, vai apreciar muito.

Minha Nota: 8,0/10

Por Jenniffer Lima
www.facebook.com/jenny.lima.520

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.