Celebridades

Morre Bill Gold, artista de pôsteres clássicos como Alien e Casablanca, aos 97

O americano Bill Gold, que criou pôsteres para Casablanca, Um Bonde Chamado Desejo, Alien – O Oitavo Passageiro e Sobre Meninos e Lobos, além de centenas de outros clássicos, faleceu nesse domingo (20).

Ele tinha 97 anos e residia em Greenwich (EUA), segundo confirma o The New York Times. A esposa de Gold, Susan, disse ao jornal que ele morreu no Greenwich Hospital devido a complicações do Mal de Alzheimer.

Na área de criação de pôsteres, Gold era um verdadeiro superastro. Seu trabalho se estendeu por quase sete décadas de cinema, e foi feito principalmente para a Warner Bros. e para a Malpaso Productions, de Clint Eastwood.

Bradley Cooper vai caçar o traficante Clint Eastwood em drama com história real

Para Casablanca, clássico de 1942 de Michael Curtiz, ele desenhou Humphrey Bogart com capa e chapéu, dominante em primeiro plano, com o elenco – Ingrid Bergman, Paul Henreid e outros – atrás dele. Para aumentar o drama, o Bill Gold colocou uma pistola na mão de Bogart.

Gold trabalhou com muitos diretores importantes, mas sua colaboração mais longa foi com Clint Eastwood. A parceria começou em 1971, com Perseguidor Implacável, e continuou até 2011, com J. Edgar, o último trabalho do artista.

Alguns dos trabalhos de Gold

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.