Os fãs de Star Wars estão em choque com a notícia sobre o falecimento de Peter Mayhew, o Chewbacca da trilogia original.

Diante da notícia triste, George Lucas e Kathleen Kennedy – criador e presidente da LucasFilm, respectivamente – prestaram suas homenagens ao ator pelo Deadline.

“Peter era um homem maravilhoso. Ele era o mais perto que qualquer humano poderia chegar de ser um Wookiee: coração grande, natureza gentil – e eu aprendi para sempre deixá-lo vencer. Ele foi um bom amigo, e estou triste por seu falecimento”, disse Lucas.


“Estamos profundamente tristes hoje pela notícia do falecimento de Peter Mayhew. Desde 1976, a performance icônica de Peter como o leal e amável Chewbacca tem sido absolutamente integral para o sucesso do personagem, e para a própria saga Star Wars. Quando eu conheci Peter pela primeira vez em O Despertar da Força, fiquei imediatamente impressionada por sua natureza gentil e bondosa. Peter era brilhante na forma de expressar sua personalidade através de um uso habilidoso de gestos, postura e olhos. Todos amamos Chewie, e temos Peter a agradecer por essa memória resistente”, complementou Kennedy.

Peter Mayhew ficou conhecido por interpretar Chewbacca nos filmes de Star Wars, incluindo Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi, A Vingança dos Sith e O Despertar da Força.

Já em um estado de saúde debilitado, Mayhew passou o bastão de Chewbacca para o ator Joonas Suotamo.

Peter Mayhew deixa uma esposa e três filhos.

Star Wars: A Ascensão Skywalker, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de dezembro.