Filmes

Thriller alemão retrata o papel da mídia; veja o trailler

Um filme alemão promete agitar os cinemas europeus com um tema muito atual: o papel da mídia em nossa sociedade e a manipulação da opinião pública. Trata-se do thriller Die Lügen der Sieger (As Mentiras dos Vencedores, em tradução livre).

O filme tem três histórias que se cruzam: o suicídio de um homem que se atira para a jaula de um leão, a corrupção no exército alemão para manipular o número de soldados inválidos e um escândalo de lixo tóxico. Dois jornalistas (interpretados pelos atores Florian David Fitz e Lilith Stangenberg) investigam os laços existentes entre essas histórias e descobrem uma chocante resposta.

Segundo o diretor Christoph Hochhäusler, o jornalista é um personagem que pode ser comparado a um detetive e que está em contato com todas as classes sociais.

“Quero descrever a época atual, não apenas por meio de histórias de pessoas, mas graças a histórias sobre instituições e sobre as formas de trabalho modernas. Hoje em dia, a mídia desempenha um papel nos negócios devido à presença de relações públicas. Toda a gente, todos os setores fazem comunicação, o que torna a mídia obsoleta”, acrescenta o cineasta.

Die Lügen der Sieger tem recebido boas críticas na Alemanha e, em uma época na qual o papel da mídia tem sido cada vez mais contestado e uma Lei de Mídia para regulamentar as atividades do setor tem tantos defensores quanto detratores, o filme torna-se não só oportuno como importante nessa discussão atual.

Ainda não há previsão para a estreia do filme no Brasil.

Veja o trailer oficial:

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.