A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os 15 pré-indicados à categoria de Melhor Documentário do Oscar 2016.

Entre os selecionados está Amy, filme sobre a falecida cantora Amy Winehouse que tem direção de Asif Kapadia, ganhador do prêmio BAFTA de Melhor Documentário por Senna.

Confira a seguir, em ordem alfabética, as animações que estão qualificadas para concorrerem às indicações:


Amy
Best of Enemies
Cartel Land
Going Clear: Scientology and the Prison of Belief
Malala
Heart of a Dog
The Hunting Ground
Listen to Me Marlon
The Look of Silence
Meru
3 1/2 Minutes, 10 Bullets
We Come as Friends
O que Aconteceu, Miss Simone?
Where to Invade Next
Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

Os indicados de todas as categorias da 88ª edição do Oscar serão anunciados em 14 de janeiro.

Apresentada por Chris Rock, a cerimônia que revelará os vencedores vai acontecer em 28 de fevereiro.

“Estou muito feliz por apresentar o Oscar. É ótimo estar de volta”, disse o ator, que já comandou o Oscar em 2005, em comunicado.

Chris Rock substituirá Neil Patrick Harris na função de apresentador.

Há pouco menos de três meses para o anúncio dos indicados, já começam a surgir burburinhos sobre os principais candidatos às estatuetas. Este ano, a corrida é marcada por filmes que tratam de temas como amor, violência e com fortes papéis femininos; e Carol, drama lésbico estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara, está despontando como o filme a ser batido, segundo a imprensa norte-americana – leia mais.

As apostas estão sendo feitas com a iminência dos festivais de Toronto, Veneza e Sundance, que ocorrem entre setembro e janeiro e darão o pontapé inicial na temporada de premiações nos EUA, além de confirmarem as tendências para o próximo Oscar.