4 de maio é celebrado mundialmente como o Dia de Star Wars. Essa data ficou conhecida assim por conta de uma citação bastante dita nos filmes: “May the Force be with you” (Que a Força esteja com você), que tem sonoridade original parecida com “May the fourth be with you” (4 de maio esteja com você).

Aproveitando a ocasião especial, o Observatório do Cinema preparou uma super matéria com todas as informações já divulgadas sobre Star Wars: Episódio 8. Confira a seguir tudo que já sabemos sobre este próximo filme da nova trilogia:

Trama e abertura

A Disney divulgou até agora uma breve sinopse do Episódio 8, que não entrega muita coisa: Após Rey ter dado seus primeiros passos no universo expandido em Star Wars: O Despertar da Força, a heroína vai continuar sua jornada épica com Finn, Poe e Luke Skywalker.


Vaza a suposta – e chocante – trama do episódio 8

No entanto, segundo a intérprete de Rey, Daisy Ridley, o filme começará de onde o anterior parou: “No final de O Despertar da Força, você não tem certeza se ele vai pegar o sabre de Luke ou não, e o novo episódio começa desta maneira”. Ela acrescenta que é “incrível” ensaiar com Mark Hamill (Luke Skywalker) e que está “muito empolgada para gravar as cenas com ele”.

Ainda sobre Luke, a atriz disse que o personagem tem uma participação “muito bacana” e que o filme tem uma “ótima história”.

O elenco

Além de Ridley e Hamill, retornam: Carrie Fisher, Billie Lourd, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Anthony Daniels, Gwendoline Christie e Andy Serkis.

Benicio Del Toro, Laura Dern e Kelly Marie Tran se juntam ao elenco de novatos da franquia.

Possíveis participações especiais

O mestre Yoda pode aparecer em Star Wars 8. Segundo o site Making Star Wars, o dublador e intérprete do personagem, Frank Oz, chegou a ser visto no Pinewood Studios, onde as filmagens estão acontecendo. Além disso, um set do planeta Ahch-To já teria sido montado para a participação de uma marionete, dando assim mais força aos rumores.

Já segundo um jornalista do Collider, Ewan McGregor estaria em negociações para retornar como Obi-Wan Kenobi, reaparecendo como um fantasma da Força. McGregor chegou a fazer uma breve participação no filme anterior, apenas emprestando sua voz.

Por fim, a volta do mercenário Lando Calrissian (Billy Dee Williams) também chegou a ser rumorizada, assim como a aparição do planeta natal de Han Solo, Corellia.

Fotos do set

Star Wars 8 já começou a ser rodado e imagens de bastidores volta e meia caem na internet. Entre as diversas fotos já publicadas, estão a construção de um templo Jedi, a aparição da Millenium Falcon, de criaturas bizarras, de Stormtroopers, cenas em navio croata, e até da presença da família real britânica no set.

Diferenças entre Star Wars 7 e 8

“Honestamente, são duas coisas bem diferentes”, garante Daisy Ridley. “O Despertar da Força meio que foi o começo da coisa toda, aterrorizante mas extremamente gratificante. Sinto que fui além dos meus próprios limites nesse filme. Agora, me sinto mais conectada [com esse universo] e só me preocupo em como as pessoas vão reagir ao novo filme”.

“Carrie [Fisher] se autointitula a guardiã de Leia [veja aqui], e agora me sinto como a protetora de Rey”, continuou a protagonista. “Eu sei do que as pessoas gostaram [em O Despertar da Força] e meio que estou carregando essa responsabilidade, o que é mais legal agora que me sinto mais integrada [a Star Wars]. Não poderia dizer que estou gostando de fazer um filme mais que o outro. Todos eles fazem parte dessa minha incrível jornada, que envolve milhares de pessoas. Eu acredito que os Episódios VII, VIII e IX fazem parte de uma única experiência, e não de três diferentes”, finalizou.

Segundo Adam Driver, o vilão Kylo Ren, o foco da sequência continuará sendo no embate entre a Primeira Ordem e a Resistência. “Eles ainda estão guerra. Ainda é Star Wars”, brincou Driver. “Eles não estão em paz”.

Por sua vez, John Boyega, o Finn, afirmou à Vogue que Star Wars: Episódio 8 será mais “sombrio” e terá mais fisicalidade que o longa anterior.

“O roteiro é ótimo. Muito sombrio, mas nós estamos bem animados. Meu papel no novo filme é muito mais físico, então talvez eu tenha que voltar para a academia”, adiantou.

Troca de diretor

J.J. Abrams, diretor de O Despertar da Força, passou o comando da franquia para Rian Johnson (Looper: Assassinos do Futuro) em Star Wars 8. Abrams, inclusive, já leu o roteiro da sequência e só tem elogios para o que viu:

“Nos encontramos e conversamos com ele sobre todas as coisas em que estávamos trabalhando e planejando. Ele é um roteirista e diretor espetacular, que pegou todas essas coisas que discutimos e escreveu um roteiro maravilhoso. Eu acredito que será um próximo capítulo incrível de Star Wars, que incorpora algumas das coisas que nós pensamos e outras coisas que jamais poderíamos imaginar”, opinou Abrams.

Comparando os estilos dos dois diretores, Adam Driver afirma: “Seus temperamentos são diferentes. Eu sinto que havia tantas peças em jogo no primeiro filme [da nova trilogia]. E para Rian é mais como uma prova de fogo, entrando em algo já estabelecido e fazendo a sua própria coisa. Eu mal posso esperar para entrar no set, porque ele é tão modesto, inteligente e acessível. O roteiro que eles escreveram é excelente”.

O possível título

Segundo um usuário do fórum Reddit, um suposto material promocional do filme para o Dia de Star Wars revelará que ele será chamado de Star Wars: Tale of the Jedi Temple (Conto do Templo Jedi, em tradução literal).

Por sua vez, um site croata sobre notícias de Star Wars, afirma que o título, esse talvez mais plausível, do Episódio 8 é Star Wars: The Order of the Dark Side (A Ordem do Lado Negro).

A data de estreia e os próximos filmes

Star Wars: Episódio 8 chega aos cinemas em 15 de dezembro de 2017. O Episódio 9 deve fechar a nova trilogia em dezembro de 2019.

Além dos capítulos oficiais, a saga também ganhará derivados. Star Wars: Rogue One, filme de assalto envolvendo a Estrela da Morte, é o primeiro deles e será dirigido por Gareth Edwards (Godzilla) – a estreia é dia 15 de dezembro desse ano. Um longa sobre Han Solo é um dos próximos da lista.

Quais são os próximos filmes e quando chegam aos cinemas

starwars8logo