Filmes

Críticos homens dão notas mais baixas para filmes estrelados por mulheres, mostra estudo

Com a polêmica em torno de Caça-Fantasmas, não só a desigualdade de gênero em Hollywood foi exposta, e as visões machistas de muitos consumidores de entretenimento também – até entre os críticos de cinema foram colocados sob o microscópio, e o resultado não agradou ninguém.

Caça-Fantasmas 2 vai acontecer, garante presidente da Sony

Um levantamento feito pelo site Salon mostrou que, apesar da nota de aprovação 73% no Rotten Tomatoes, o filme das Caça-Fantasmas recebeu mais críticas negativas de homens: 77% dos críticos que deram avaliações negativas eram homens, e 84% das mulheres listadas pelo site, por suas vezes, deram avaliação positiva do filme.

O estudo reflete não só uma disparidade na atribuição de notas a filmes estrelados por mulheres, no entanto. A desigualdade está presente também no número de reviewers do sexo feminino – considerando a massa de “top critics” listados pelo Rotten Tomatoes (aqueles considerados mais influentes), 73% são homens e 27% mulheres.

Caça-Fantasmas | Leslie Jones sofre ataques racistas por causa do filme

O número não melhora quando se considera os outros críticos que não são incluídos nesse grupo seleto: 74% homens e 26% mulheres é a divisão entre os jornalistas listados pelo Rotten Tomatoes dos mais diversos sites de cinema americanos.

Confira a diferença de notas em outros filmes estrelados por mulheres:

  • Meninas Malvadas: nota geral (83%); críticas negativas (75% de críticos homens); críticas de mulheres (82% positivas)
  • Quatro Amigas e um Jeans Viajante: nota geral (77%); críticas negativas (77% de críticos homens); críticas de mulheres (83% positivas)
  • Missão Madrinha de Casamento: nota geral (90%); críticas negativas (78% de críticos homens); críticas de mulheres (88% positivas)
  • A Escolha Perfeita: nota geral (80%); críticas negativas (93% de críticos homens); críticas de mulheres (94% positivas)
  • A Espiã que Sabia de Menos: nota geral (94%); críticas negativas (100% de críticos homens); críticas de mulheres (100% positivas)

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.