Filmes

Com mudança na Academia, filmes de super-heróis como Pantera Negra terão chance no Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas surpreendeu a todos nesta quarta-feira (8) ao anunciar a nova categoria de Melhor Filme Popular. Apesar de os pré-requisitos ainda não terem sido divulgados, fica claro que os chamados blockbusters (filmes de grandes bilheterias) terão mais chances de estar na premiação, como é o caso de Pantera Negra e outros longas de heróis.

Portais norte-americanos indicam que a novidade, aliada a redução ao tempo de transmissão da cerimônia na TV, que agora será de três horas, é uma medida para recuperar a visibilidade do evento. A 90ª edição, realizada ainda em 2018, viu os menores índices de audiência em décadas.

Academia do Oscar é criticada por criar categoria de Melhor Filme Popular

Com o novo prêmio, as especulações começam a ganhar destaque e vários candidatos a melhor filme popular começam a surgir. Os primeiros lembrados são os longas da Disney e Marvel, como Vingadores: Guerra Infinita e Pantera Negra. Outras produções como Missão Impossível: Efeito Fallout e Deadpool 2, que são destaques entre o público, também aparecem no novo horizonte do Oscar.

Com a simples decisão da nova modalidade, o Oscar pode recuperar a audiência levando os grandes públicos desses filmes a conferir a cerimônia, como também premiar produções que seguem alimentando a indústria cinematográfica. Apesar de algumas críticas, é uma escolha que parece fortalecer a principal cerimônia do cinema.

A 91ª edição do Oscar, que já contará com a novidade, será realizada no dia 24 de fevereiro de 2019.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.